O iOS 14 continua a revelar-se uma boa surpresa para mim, com mais e mais novidades que estou a descobrir e agora nesta segunda parte, deixamos os widgets de lado e passamos a mostrar-vos o modo de edição das páginas no ecrã principal, algo que ficou esquecido na primeira parte, bem como o novo modo Sono, acessível através da app Saúde.

Edição de páginas no ecrã principal

Como disse anteriormente, o modo de edição de páginas foi algo que me escapou da primeira parte do hands-on ao iOS 14. É acessível ativando o Jiggle mode, carregas no slider de páginas em baixo e ele abre-te uma nova interface que te permite escolher que páginas mostrar ou ocultar no ecrã principal. Como podem ver na galeria em baixo, optei por escolher apenas três páginas a exibir. Mas podes escolher 1 ou ter uma série delas. Mais do que nunca o ecrã principal pode ser personalizado a teu bel-prazer!

Modo Sono no iOS 14

Vamos agora focar no modo Sono. Pode haver algumas pessoas que achem que ele só estará disponível no Apple Watch, mas não, o teu iPhone, ligado à app Saúde, também conseguirá fazer uma medição do tempo de sono a partir do momento que o deixas de usar à noite, até ao momento que ele desperta no dia seguinte. Claro está que não é tão preciso quanto o recurso do Apple Watch, mas é interessante ver o esforço da Apple em disponibilizar este tipo de recursos nas duas plataformas.

Eu não tenho Apple Watch e por isso para mim é excelente ter este tipo de recursos no iPhone, para ter uma ideia de quanto tempo durmo e se posso ou não melhorar o tempo de descanso. Este modo Sono faz muito mais que contabilizar as horas de sono do utilizador, o iPhone entra em modo não incomodar automaticamente, para que o teu descanso não seja interrompido por uma mensagem de texto, uma notificação ou uma chamada telefónica.

Há uma outra série de atalhos para descontraires antes de ires dormir, que podem ser associados a este modo Sono, por exemplo, podes colocar a reproduzir uma música, um podcast, etc. E também definires atalhos para que começes o dia da melhor forma, vendo uma nota que tenhas para o dia, um lembrete ou os eventos do calendário.

O modo Sono do iOS 14 não vem ativo por defeito, por isso, terás de entrar na app Saúde e configurá-lo. Depois disso e todas as noites para o ativar basta selecionares o atalho disponível na central de controlo.

Como vêm há muito a mostrar ainda do iOS 14. E estou só a falar de um recurso em específico...

Continua ligado ao iFeed para veres mais do iOS 14, incluindo a terceira parte do hands-on, onde te quero mostrar a nova barra de pesquisa de emojis no teclado, a nova interface do Apple Music e mais.