Quase podíamos usar as fotos para o popular passatempo das diferenças que habitualmente vemos num qualquer jornal.

O iFixit levou a cabo o habitual exercício em novos produtos, desmontando assim os novos iPhones 12 já disponíveis no mercado.

De facto, entre o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro é caso para dizer que muito mais é o que os une, do que aquilo que os separa.

Assim, à vista desarmada as diferenças são quase impercetíveis, inclusivamente, o iFixit indica que tanto os ecrãs como as baterias são compatíveis entre ambos os equipamentos.

iPhone 12 à esquerda e iPhone 12 Pro à direita - Imagem iFixit
iPhone 12 à esquerda e iPhone 12 Pro à direita - Imagem iFixit

Na verdade, tal como no exterior, as diferenças só começam precisamente no módulo das câmaras. Quando os técnicos começam a desmontar a proteção das mesmas, de imediato se apercebem que no iPhone 12, o espaço da câmara teleobjetiva e do sensor LiDAR está ocupado por um módulo de plástico que apenas tem como função isso mesmo, ocupar o espaço e manter a estrutura interna mais sólida.

Pormenor também interessante, o iFixit recorreu a imagens da Creative Electron que efetuou o raio-X aos equipamentos, onde se podem confirmar as diferenças nas câmaras e no Sensor LiDAR.

iPhone 12 à esquerda e iPhone 12 Pro à direita - Creative Electron
iPhone 12 à esquerda e iPhone 12 Pro à direita - Creative Electron

Os ímanes relativos ao MagSafe são igualmente bem percetíveis em ambos os equipamentos. Conforme visível na imagem, apenas o contorno exibe uma cor diferente fruto do aço do chassis do iPhone 12 Pro, que no raio-X aparece a preto.

Como habitual, o iFixit atribui uma pontuação de facilidade de reparação, que no caso de ambos os iPhones em causa se fixou num razoável 6 numa escala de 0 a 10. Foi ainda salientado que desta vez a Apple recorreu a muitos e diferentes parafusos, o que dificulta a desmontagem e respetiva montagem, ainda assim foi uma melhor solução do que usar cola como já aconteceu em outros equipamentos.

Por outro lado, também a melhoria na resistência à água veio dificultar um pouco o trabalho dos técnicos. O grande problema que continua a ser apontado, reflete-se no facto de a construção dos iPhones ser maioritariamente em vidro. Uma eventual queda facilmente se torna fatal para o vidro.

Caso queiras ver tudo ao pormenor, não percas o vídeo abaixo.

Não te esqueças que é aconselhável deixar para os técnicos especializados dos CAA a desmontagem e reparação dos teus equipamentos, inclusivamente agora nem necessitas de te deslocar, podes recorrer aqui à Reparação à distância.