Suporte a wallpapers, novos tipos de apps de terceiros, melhorias no Mapas são algumas novidades que surgiram no CarPlay com o iOS 14.

Para além disto, e esta foi a novidade que mais chamou à atenção, é a possibilidade  de usarmos o iPhone ou o Apple Watch como a chave do nosso carro. O recurso chama-se “CarKey” e possibilita que faças tudo aquilo que fazes com a chave física do teu carro, ou seja, abrir, fechar, ligar o carro, até podes partilhar a tua chave com outros utilizadores!

O CarKey é baseado no Apple Wallet, funciona através de NFC (por aproximação) e a segurança no seu uso é garantida.

Como é óbvio o CarKey não vai funcionar em todo o tipo de carros. Para já, a BMW é a única parceira da Apple para suportar o recurso nos seus carros. A marca está a adicionar suporte ao CarKey nos modelos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, X5, X6, X7, X5M, X6M e Z4 fabricados a partir de 1 de julho de 2020.

Como pudeste ver no vídeo em cima, não vais precisar de esperar pelo iOS 14 ou pelo watchOS 7 para usufruir do recurso. A BMW já fez saber que o suporte chegará aos iPhones e Apple Watch com as próximas atualizações do iOS 13.6 e do watchOS 6.2.8. Atualizações essas que deverão chegar ainda este verão aos utilizadores.

O CarKey não vai funcionar em todos os modelos de iPhone com suporte às atualizações do iOS 13 e 14. É bom ter isto em conta, sendo que o suporte vai estar disponível nos iPhones XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro, 11 Pro Max, e SE de segunda geração. Tal como no Apple Watch Series 5.

O que pensas sobre esta nova função? Achas seguro? Deixa-nos saber nos comentários!