A Apple lançou hoje, dia 1 de fevereiro, o beta para desenvolvedores do iOS 14.5 e, entre as várias novidades, está uma que vai interessar à grande parte da população que possua um iPhone superior ao iPhone X e um Apple Watch.
Pois bem, com o iOS 14.5 passa a ser possível desbloquear o iPhone com o Apple Watch quando o Face ID deteta que estamos a utilizar uma máscara. Nessas circunstâncias, o utilizador recebe uma notificação no Apple Watch, juntamente com uma vibração, que o informará de que o iPhone foi desbloqueado. Para garantir que o utilizador consegue manter a segurança dos seus dados, há a possibilidade de re-bloquear o iPhone diretamente através do Apple Watch.
Para além destas, sabes que o iOS 14.5 traz, até ao momento, outras novidades, entre as quais:
- Suporte em todo o mundo para 5G quando utilizados dois cartões SIM
- Suporte para as últimas gerações de comandos da Xbox e Playstation
- Suporte para AirPlay 2 no Apple Fitness+
- Nova interface na página de Atualização de software das Definições do iPhone e dentro da app Watch.
New watchOS splash screen on the https://t.co/j82xatDeiA Software Update screen when up-to-date on the current release in watchOS 7.4b1: pic.twitter.com/rpsbcH0xmB
— Will Sigmon (@WSig) February 1, 2021
- Melhorias na interface da aplicação Podcasts


- Novas interfaces para escrever com a Siri e enviar mensagem através da Siri


- App Lembretes permite ordenar as listas baseado em diferentes parâmetros, bem como imprimir as próprias listas
You can *finally* sort lists in the Reminders app in iOS 14.5. Multiple sorting options included. Printing support has been added as well. pic.twitter.com/aD9OG3gGJ0
— Federico Viticci (@viticci) February 1, 2021
- O logo da Apple aparece na horizontal quando o iPad está a iniciar nessa mesma orientação.
Além das mencionadas, o 9to5mac descobriu no código do próprio iOS 14.5 evidências de que a gigante de Cupertino está a trabalhar na funcionalidade "Apple Card Family". No entanto, essa funcionalidade não deve chegar a Portugal uma vez que o serviço não está disponível no nosso país.
A funcionalidade acima referida permitirá partilhar o mesmo cartão de crédito entre várias pessoas da mesma família, podendo mesmo definir limite de gasto para cada utilizador com quem o cartão é partilhado.
Junto com esta funcionalidade, o 9to5mac descobriu também provas de que a Apple poderá lançar uma ferramente de "saúde das finanças", podendendo mesmo ser ampliada além dos utilizadores do Apple Card. A funcionalidade deverá fazer sugestões automáticas que visem melhorar as finanças pessoais.
Se entretanto outras novidades forem descobertas, este artigo será devidamente atualizado para mais novidades.