O lançamento de um novo iOS traz-nos sempre novidades e este ano, o iOS 14 trouxe-nos, entre muitas coisas, uma Siri renovada em muitos aspetos. Como são merecedores de destaque, agrupámos para ti as grandes novidades que a Siri trouxe.

Interface compacta

Interface compacta da Siri

Todos nos recordamos da frustração que era usar a Siri e ficar com o ecrã completamente ocupado pela janela de interação com a mesma. Pois bem, esses dias ficaram no passado, já que a Apple redesenhou a experiência de utilização com a Siri. Esta agora aparece no centro inferior do iPhone com um formato circular colorido.

Ao interagires com a Siri podes obter dois esquemas de interface possíveis:

  • Se a resposta da Siri envolver interação, serão dispostos os resultados e conteúdos num cartão no topo do ecrã.
  • Se a Siri tiver uma questão ou comentário sobre a pesquisa feita, aparecerá um banner não interativo por cima da imagem da Siri, na parte inferior do iPhone.

Consegue responder a mais questões

A Siri tem evoluído com os anos, ficando cada vez mais inteligente e capaz de responder às necessidades de cada um. De acordo com o site da Apple, a aprendizagem automática está constantemente a tornar a Siri mais poderosa e personalizada a cada um. Com o iOS 14, a assistente virtual consegue utilizar a internet com maior eficiência para providenciar respostas mais robustas que em versões anteriores do sistema.

Consegue gravar e enviar mensagens de voz

Agora é possível gravar e enviar mensagens de voz através do iMessage utilizando a Siri. Utilizadores Android irão receber a mensagem de texto como um MMS com arquivo de áudio simples. Para enviar uma mensagem de voz, basta ativar a Siri e dizer "Enviar mensagem de voz para..." seguido do contacto para quem enviar. De seguida, irá gravar-se a mensagem de voz e é possível ouvir novamente, voltar a gravar, cancelar ou enviar a mensagem.

Mais línguas para tradução...

A par com a nova aplicação Traduzir, a Siri também assistiu a umas aulas de línguas e vem agora com suporte de tradução para mais de 65 idiomas. Para além disso, a Apple deu uso ao Neural Engine para tornar as traduções mais naturais e menos literais.

... E com vozes em linguagens diferentes

No iOS 13, a Apple apresentou o "natural text to speech", que na prática corresponde à naturalidade de fala da assistente virtual. Contudo, apenas tinha chegado em inglês. Agora com o iOS 14, a Siri ganha novas línguas com esta funcionalidade, nomeadamente inglês, francês, alemão, espanhol, chinês e japonês.

Que tal direções por ciclovias?

Pedir direções à Siri tornou-se uma experiência mais completa quando a Apple adotou uma das funcionlidades do Google Maps para a sua aplicação nativa Mapas: direções por ciclovia. Ao pedir à Siri direções para um ponto específico em ciclovia, a mesma irá apresentar opções de destino para seleção, caso não tenha a certeza de qual o local de destino. Depois de ter o local certo, é aberta automaticamente a aplicação Mapas, já com o percurso carregado. De momento, as rotas de ciclismo ainda são limitadas, pelo que teremos que esperar que a Apple adicione novas rotas com atualizações futuras do iOS.

Partilha do tempo estimado para chegadas

Quando já tens um percurso ativo na aplicação Mapas, é possível partilhar a que horas deverás chegar ao destino com os teus contactos. Para tal, podes ativar a Siri e utilizar o comando "partilhar tempo estimado de chegada com..." seguido do nome do contacto. A pessoa que receber o tempo estimado de chegada pode abrir a aplicação Mapas e visualizar o percurso feito e onde estás, pelo que deves tomar precaução com quem partilhas a tua localização. Quando quiseres terminar, não te esqueças de indicar à Siri para parar de partilhar a localização ou aceder à aplicação Mapas, carregares no ícone de quem partilhaste a localização e clicar para parar a partilha.

Siri apresenta widget melhorado

A chegada dos novos widgets vem trazer também um novo "Sugestões da Siri", para que possas manter este widget no teu ecrã onde quiseres. Este irá recomendar-te ações de acordo com a tua rotina e padrões de utilização, usando inteligência no dispositivo mantendo os teus dados tal como a Apple promete: privados. São apresentados diferentes configurações de widgets, desde mais pequenos a mais completos.

Com todas estas novidades, a Siri promete dar uma nova vida à forma como interajimos com o iPhone, tornando-se mais inteligente e útil nas questões do quotidiano. Já experimentaste estas funcionalidades?