iOS 16.1, tvOS 16.1 e watchOS 9.1 já estão disponíveis para download!

Fica a conhecer as novidades.
Escrito por Pedro Alves e
3 mins de leitura
iOS 16.1, tvOS 16.1 e watchOS 9.1 já estão disponíveis para download!
Publicidade
Publicidade

A Apple acaba de disponibilizar para download as versões finais do iOS 16.1, tvOS 16.1 e watchOS 9.1, há algumas semanas em testes. De extrema importância surgem também as atualizações para iPads e computadores Mac, sob a forma respetivamente do iPadOS 16 e do macOS Ventura, mas para estes temos um artigo inteiramente dedicado.

macOS Ventura e iPadOS 16(.1): Já os podes descarregar no teu iPad e Mac!
Vais atualizar já o teu iPad e o Mac? Conta-nos tudo nos comentários!

Conhece as novidades

iOS 16.1

iPhone 14 Pro in Space Black on a wooden table & leather mat
Photo by Omar Al-Ghosson / Unsplash

O iOS 16.1 traz a percentagem de bateria restante em número a mais iPhones com notch, nomeadamente os iPhones XR, 11, 12 mini e 13 mini, assim como torna o ícone deste indicador dinâmico, ou seja, vai "esvaziando" conforme a percentagem desce. Ainda no que ao carregamento diz respeito, foi incluída uma opção de energia limpa que faz com que, quando ativada, o iPhone carregue o máximo de tempo possível quando a Apple percebe que estão a ser utilizadas fontes de energia renováveis pela rede de fornecimento.

A biblioteca de fotos partilhada no iCloud dá agora aos utilizadores a hipótese de partilhar fotografias diretamente com amigos ou familiares através da aplicação Fotografias, permitindo que um grupo de até 6 pessoas adicione, remova ou edite imagens na respetiva biblioteca através do iCloud.

Outras novidades prendem-se com opções de personalização do ecrã bloqueado diretamente nas Definições, chegada da compatibilidade com o protocolo de smart home Matter e API de atividades ao vivo para aplicações de terceiros, algo já prometido aquando da apresentação do iOS 16. Além de tudo isto, correções e otimizações várias estão também presentes, como já vem sendo hábito.

tvOS 16.1

Photo by Brandon Romanchuk / Unsplash

No que concerne ao tvOS 16.1, não existem muitas novidades nem adição de funcionalidades de relevo. A compatibilidade com o protocolo Matter foi adicionada, assim como algumas correções e optimizações. O maior destaque vai para a Siri, que ganha uma nova e mais compacta interface, e é capaz de reconhecer a voz de até seis utilizadores distintos, de forma a recomendar o conteúdo de maior probabilidade de preferência de cada um. Além disso, no caso do utilizador estar a usar uns AirPods ligados à Apple TV, pode ativar o comando vocal "Hey Siri" de forma a interagir com a box apenas com recurso a voz.

watchOS 9.1

Photo by David Dias / Unsplash

Para finalizar, o watchOS 9.1. Além de passar a ter compatibilidade com o já referido protocolo Matter, inclui correções de bugs e de consumo de bateria em modelos de relógios selecionados, e oferece ao Apple Watch a capacidade de descarregar músicas do Apple Music mesmo quando o equipamento não está a carregar, algo que antes não era possível.

Caso estas novas versões não surjam automaticamente nos vossos equipamentos, basta procurar manualmente pelas mesmas na opção "Atualização de Software" dentro da aplicação "Definições". É aconselhável fazer uma cópia de segurança dos dispositivos antes de qualquer atualização, para ser reversível qualquer erro que possa surgir durante o procedimento.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo