A taxa de adoção de novas versões do iOS sempre foi bastante alta. Para isso contribuem fatores como a elevada compatibilidade com iPhones mais antigos, a presença de raiz do sistema mais recente em novos iPhones, e a chegada das atualizações ao mesmo tempo em todo o mundo. Disponibilizado há cerca de três meses, o iOS 16 segue, felizmente, esta tendência.
Os últimos dados disponibilizados pela Mixpanel são bastante esclarecedores: segundo os mesmos, a mais recente versão do iOS já está instalada em cerca de 69% dos iPhones atualmente em circulação. Um número, sem dúvida, esmagador.
Como curiosidade, atualmente a adoção do iOS no iPhone está dividida da seguinte forma:
- iOS 16: 68,95%
- iOS 15: 24,78%
- Versões mais antigas: 6,27%
Aqui temos de ter em conta que ainda andam uns bons milhares, senão mesmo milhões, de iPhones em circulação que já não são compatíveis com o iOS 16, o que mesmo assim não releva para segundo plano a magnitude destes resultados.
Inevitavelmente, temos de estabelecer uma comparação com o sistema operativo móvel concorrente, o Android. Ora, os últimos dados datam de agosto passado, e revelam que, nessa altura, o Android 12 estava a correr em apenas 13,3% dos smartphones... Convém relembrar que estamos a falar de um sistema com quase um ano de vida, à data desta estatística. Ao mesmo tempo, sabe-se que o Android 11 corria em 27% dos dispositivos. Entretanto a Google já lançou o Android 13, mas ainda não há dados de adoção relativos ao mesmo.
A Apple incentiva os seus utilizadores a manterem os seus dispositivos atualizados, com o acréscimo de novas funcionalidades, mas não descarta os equipamentos mais antigos: é frequente serem disponibilizadas atualizações de segurança para iPhones que pararam em versões anteriores do iOS, mas que permanecem em grande número nos bolsos dos utilizadores.
Deixa o teu comentário