iOS 17: o que esperar deste novo sistema operativo?

A próxima versão do iOS não deverá constituir nenhuma revolução...
Escrito por Pedro Alves e
2 mins de leitura
iOS 17: o que esperar deste novo sistema operativo?
Publicidade
Publicidade

A próxima versão do sistema operativo para iPhone deverá ser apresentada lá para meio do ano, durante a WWDC, como já vem sendo hábito. Apesar de ainda distarem alguns meses até essa altura, aqui e ali vão surgindo informações e rumores que, todos juntos, dão a entender a integração de determinadas funcionalidades, que vamos passar a detalhar.

Lojas de aplicações alternativas

iPhone 12 Pro connected to 5G.

Conforme demos a conhecer aqui, a Apple deverá ser obrigada a passar a permitir que os utilizadores de iPhones tenham a possibilidade de instalar aplicações nos seus dispositivos, mas sem recorrerem à App Store. Esta imposição é feita pela União Europeia, e deverá ser posta em prática a partir do iOS 17, ainda que não logo desde o seu lançamento.

CarPlay de nova geração

Na WWDC de 2022 a Apple mostrou um conceito muito interessante sobre aquele que se espera que venha a ser o futuro do CarPlay. Esta funcionalidade vai passar a suportar a integração com os vários ecrãs presentes nas viaturas atuais, assim como a comunicar diretamente com funções chave das mesmas, tais como os painéis de instrumentos, controlo de climatização, rádio, entre outros. Os primeiros veículos com suporte para o CarPlay melhorado serão anunciados este ano, logo é provável que tenham como requisito o iOS 17 para esta funcionalidade ser posta em prática.

Suporte para o headset da Apple

Com o lançamento dos óculos de realidade virtual e aumentada da Apple cada vez mais iminente, é mais que natural que o iOS 17 inclua suporte nativo para este novo hardware, assim como ferramentas de interação com o mesmo.

Poucas alterações são esperadas

iPhone with the home screenn

Este ano tudo indica que o iOS 17 vai ficar um pouco relegado para segundo plano, estando o foco da Apple mais virado para o desenvolvimento do sistema operativo para os óculos de realidade mista. Como tal, são esperadas poucas alterações face ao que já conhecemos no iOS 16. No entanto, há sempre que ter em linha de conta que ainda faltam alguns meses para conhecermos as verdadeiras intenções da empresa da maçã, logo, até lá, muito pode mudar.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo