iOS 15: Texto ao vivo - um passo de gigante

Apenas uma das novas funcionalidades do iOS 15. Mas que utilidade!

Este será um artigo breve, mas muitíssimo útil e interessante. Sabias que o reconhecimento de texto é processado no momento em que estás a apontar o telefone para o pretendes, mesmo antes primires o botão para fotografar? Chama-se Live Text / Texto ao vivo.

Pois bem, escolhi deliberadamente um texto muito pequeno para veres que, mesmo não focando excecionalmente bem, a magia acontece na mesma. Esta é uma daquelas dicas que podem mudar consideravelmente o teu dia a dia!

Então utilizei um daqueles autocolantes que acompanham os routers das nossas casas, num ambiente com pouca luz. Abri a app "Câmara" e apontei. Não focou lá muito bem, mas, como podes ver:

Automaticamente criou-se uma grelha amarela em torno do texto, e ao primir sobre o espaço reconhecido pelo iPhone, surge automaticamente um zoom, a partir do qual tens todas as opções como se da app Notas se tratasse. Repara que no canto inferior direito, o ícone de reconhecimento de texto assume a cor amarela, demonstrando que está tudo pronto e a funcionar.

O reconhecimento ao vivo do iPhone não se ficou por aqui... como reparou que existe ali um QR Code, captou-o também e perguntou se era a minha intenção aderir à rede naquele autocolante registada.

Nota que o ícone do canto inferior direito mudou o símbolo para um QR Code.

É de facto impressionante, não é? Para mim isto muda mesmo muita coisa daqui para a frente. Cada vez mais útil e viciante este iOS.

O que achas desta dica? Já a conhecias? Dar-te-á jeito na tua vida quotidiana? Deixa-nos os teus comentários!