Quando a Apple lançou o iPad de 9ª geração em 2021, ele foi aclamado por muitos como uma excelente opção de entrada para o universo de tablets da empresa, combinando um bom desempenho com um preço acessível. Mas com o avanço tecnológico rápido e a introdução de um modelo mais fresco no mercado (o de 10ª geração, já com um novo design), muitos se perguntam: o iPad de 9ª geração ainda vale a pena em 2024? Vamos analisar os prós e contras.
Pontos Positivos
- Custo-benefício: Para quem procura um tablet sem gastar muito, o iPad de 9ª geração, mesmo após quase três anos, ainda pode representar um bom negócio, especialmente se encontrado em promoções ou como um produto recondicionado.
- Compatibilidade com o Apple Pencil: A 9ª geração do iPad é compatível com o Apple Pencil (primeira geração), tornando-se uma opção acessível para quem procura um dispositivo para anotações, desenhos ou trabalhos artísticos.
- Desempenho satisfatório: Equipado com o processador A13 Bionic, o iPad de 9ª geração ainda consegue lidar bem com as tarefas básicas do dia a dia, como navegação na web, streaming de vídeos e jogos casuais.
Pontos Negativos
- Tecnologia Antiga: Este é um ponto negativo e tanto. O iPad de 9ª geração está muito desatualizado, seja em termos de design, com as suas margens mais espessas à volta do ecrã, ou em recursos, como o suporte à caneta de primeira geração com um método de carregamento que deixa a desejar, a porta Lightning em vez do USB-C, o processador que já é antigo, etc.
- Pouca longevidade no suporte a atualizações de software: Embora o A13 Bionic seja um processador que ainda se mostra competente para a maioria das atividades quotidianas, já possui algum tempo no mercado... Considerando a trajetória da Apple, é provável que não tarda muito o iPad 9 deixe de suportar as versões mais recentes do software iPadOS devido ao facto do hardware, principalmente o processador, ser já antigo. Levando em conta o histórico da empresa, é possível prever que em aproximadamente 2 anos, ele deixará de receber atualizações de software.
Considerações Finais
O valor de um dispositivo não se resume apenas às suas especificações, mas também ao uso que se pretende dar a ele. Se és alguém que precisa de um dispositivo de ponta, com os recursos mais recentes, o iPad de 9ª geração não é a melhor escolha para ti.
No entanto, para quem procura um dispositivo confiável para tarefas básicas ou para quem quer entrar no ecossistema Apple sem gastar muito, o iPad de 9ª geração ainda tem o seu valor.
Como sempre, antes de fazer uma compra, é recomendável avaliares as tuas necessidades individuais e fazer uma comparação com os dispositivos disponíveis no mercado. O iPad de 9ª geração pode não ser o mais novo, mas ainda tem o poder para ser uma ferramenta valiosa para muitos utilizadores.
Vê ainda:
Deixa o teu comentário