iPad mini 6 vs iPad mini 5 - o comparativo que andavas à procura!

iPad mini 6 vs iPad mini 5 - o comparativo que andavas à procura!

Hélder Rocha
∙ 4 minutos de leitura

E eis que, 9 anos depois, o iPad mini sofre a sua primeira grande atualização. Juntamente com o novo iPhone 13, aparece um iPad mini totalmente redesenhado. Para além do design alargado do ecrã, o novo iPad mini vem com USB-C, o processador A15 Bionic, atualizações na câmara frontal e traseira, suporte a redes 5G, Apple Pencil de segunda geração e outras mais.

Desde 2012 que o iPad mini não se altera aos nossos olhos, uma vez que manteve o mesmo design desde então. Paralelamente, o iPad Pro e o iPad Air evoluíram nos seus ecrãs e designs, onde fizeram desaparecer o botão principal e surgiram com as extremidades planas.

Numa jogada emocionante, a Apple trouxe o iPad mini para o futuro com a sua 6ª geração, assumindo a maior parte das grandes melhorias que vimos chegar nos modernos iPad Pro e iPad Air.

Aprofundemos então tudo o que nos trás o novo iPad mini comparando com a sua versão anterior - iPad mini 5.

Desempenho

‌Curiosamente, tal como o iPad Air 4 ultrapassou no ano passado o iPad Pro com o chip A14 em comparação com o A12Z (apenas em alguns aspectos), o novo iPad mini de 6ª geração faz o mesmo ao iPad Air com o chip A15 Bionic.

E quanto comparado ao chip do modelo antecessor, ou seja, o A12 Bionic, o novo A15 Bionic dá-lhe uma autêntica "coça".

A Apple explica assim o salto no desempenho:

“O CPU de 6 núcleos dá um salto de 40% no desempenho, e a GPU de 5 núcleos dá um salto de 80% no desempenho gráfico em comparação com a geração anterior do iPad mini."

‌Ecrã

Como a Apple optou por um desenho onde o ecrã ocupa quase toda a superfície do iPad mini, obtém-se assim um ecrã maior mas que, na realidade, vem com uma superfície menor do que o iPad mini 5.

Com este novo iPad mini, obtém-se um impressionante ecrã Liquid Retina, que é o maior de sempre no iPad mini. Ainda não é desta que temos ProMotion, uma vez que isso só se encontra no iPad Pro.

Em termos de resolução, os pixels por polegada permanecem os mesmos 326 da geração anterior, mas que é superior aos 264 no iPad Air e o brilho permanece em 500 nits.

Input / Output

Outra grande atualização neste novo iPad mini, é a passagem da ligação Lightning para USB-C, abrindo assim a possibilidade de utilizar a variedade de hubs e acessórios USB-C, discos externos, e muito mais.

Outras melhorias de input/output incluem Wi-Fi 6, suporte para Apple Pencil gen 2, o 5G, e Touch ID agora localizado no botão superior.

Câmara

Neste campo o novo iPad mini 6 surpreendeu com grandes melhorias! No novo iPad mini temos agora a câmara frontal ultra grande angular do iPad Pro com o Center Stage auto-tracking.

A lente traseira foi também melhorada dos 8 para os 12 MP, agora com flash. Outras características incluem o alcance dinâmico alargado e suporte a gravação de vídeo 4K.

Cores, dimensões e  bateria

Outra inovação deste surpreendente iPad mini são as novas e interessantes cores starlight, rosa e roxo que substituem o prateado e que se juntam ao cinzento sideral.

Em termos de peso, o iPad mini 6 pesa o mesmo que o seu predecessor com 293 grs, e para as dimensões, tem uma superfície menor com 195,4mm de altura vs os 203,2mm do iPad mini 5. A duração da bateria permanece a mesma de "até 10 horas".

Preço e Armazenamento

As opções de armazenamento são as mesmas que vimos com o iPad mini 5 e também combinam com o iPad Air 4. Quanto ao preço, há um ligeiro aumento, mas será um valor bem investido tendo em conta as características do novo iPad mini.

Quase de forma unânime, podemos afirmar que o lançamento do novo iPad mini no evento de setembro da Apple, ofuscou os iPhones 13 e 13 Pro com a introdução de melhorias tão significativas e antecipadas no tablet mais portátil da Apple.

Apesar de ter um preço inicial mais caro, o investimento compensa pelo novo ecrã, design, USB-C, o novo processador A15, a opção 5G, as câmaras totalmente atualizadas que incluem o Center Stage auto-tracking, e muito mais.

Se estiveres a planear atualizar para o novo iPad mini, as encomendas estão agora abertas com os primeiros aparelhos a chegar aos clientes a partir desta semana.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.