Após assistir ao evento "Hi, speed" da Apple fiquei com uma vontade insaciável de comprar o novo iPhone. Imaginemos então que vou escolher o meu próximo smartphone pessoal.

As diferenças entre os novos iPhones são suficientes para eu decidir facilmente qual iria escolher, de acordo com as minhas preferências obviamente.

iPhone 12

O modelo regular do iPhone 12 destacou-se este ano pois trouxe o mesmo tipo de ecrã que os modelos Pro. Desde que utilizo um iPhone com ecrã OLED nunca mais quis voltar para um smartphone com ecrã IPS LCD.

No ano passado confesso que fiquei um pouco desapontado com o modelo regular do iPhone 11 que, na minha opinião, era um iPhone XR turbinado. Esperava pelo menos um ecrã OLED e um design mais amigável.

Sei que há muita gente que não liga à diferença entre um ecrã OLED e um ecrã IPS e isso é perfeitamente compreensível, continuam a ter uma boa experiência de utilização com ambos. A minha questão é o preço, pagar 829€ por um iPhone com ecrã IPS para mim, não fazia qualquer sentido.

Este ano a Apple finalmente lançou todos os modelos do novo iPhone 12 com ecrã OLED e um novo design nostálgico. A acompanhar o novo design vem um novo processador poderosíssimo, câmaras melhoradas, gravação de vídeo em Dolby Vision HDR, etc. Algo que me deixou completamente apaixonado pelo novo modelo regular do iPhone 12.

Contudo, eu não iria optar por comprar o iPhone 12. Para mim, o tamanho é um critério muito importante na escolha e por conseguinte o iPhone 12 regular será riscado da minha lista de escolhas possíveis.

iPhone 12 Pro

A maioria das pessoas vai certamente ignorar as diferenças entre o modelo regular e o modelo Pro, e optar por comprar o iPhone 12 ou iPhone 12 mini, que são escolhas excelentes se cumprirem as preferências de cada comprador.

O iPhone 12 Pro é o meio termo entre o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro Max e, como deves imaginar, as diferenças não são abismais. Em termos de design, o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro diferem no tipo de material que constitui a carcaça, alumínio de qualidade aeroespacial e aço inoxidável de qualidade cirúrgica, respetivamente. De resto, a diferença mais significativa está nas câmaras pois o iPhone 12 Pro tem uma câmara telefoto e um sensor LiDAR que permite tirar melhores fotografias. Não penso que estas disparidades justifiquem o preço. O iPhone 12 Pro está, portanto, riscado da minha lista de escolhas.

iPhone 12 Pro Max

Vamos então falar do elefante na sala, o irmão mais velho desta nova família que a Apple nos apresentou, o iPhone 12 Pro Max.

O iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max são idênticos por fora e apenas diferem no seu tamanho. No entanto, se analisarmos mais profundamente, vemos diferenças significativas para além do tamanho do ecrã. Essas diferenças convenceram-me a tornar o iPhone 12 Pro Max na possível escolha para o meu novo smartphone pessoal. Em seguida, entro em detalhe com algumas diferenças para com os outros modelos que referi acima.

Zoom ótico

É uma diferença muito subtil pois o modelo Pro Max tem o alcance de zoom óptico de 5x e o iPhone 12 Pro tem alcance de zoom óptico de 4x. Quanto maior o alcance, melhor, obviamente. A capacidade de zoom digital também expande para 12x no modelo Pro Max comparado com 10x no iPhone 12 Pro. O iPhone 12 Pro Max também tem estabilização ótica de imagem ao nível do sensor o que compensa qualquer movimento na câmara. Para mim, que sou amante de fotografia e vídeo, isto é espetacular.

Autonomia da bateria

No iPhone 12 Pro Max  tens autonomia até 20 horas a ver vídeos enquanto que no iPhone 12 Pro tens autonomia até 17 horas. Uma diferença substancial na minha opinião.

No campo da música, o modelo Max oferece uma autonomia estonteante de 80 horas a reproduzir música, 20 horas a mais que o modelo Pro. Uma diferença substancial para mim que não passo um dia sem ouvir música.

Gravação de vídeo

O iPhone 12 Pro Max tem os melhores atributos no que toca a gravação de vídeo, isto porque oferece um zoom ótico de 2.5x a aproximar e um zoom ótico de 2x a afastar e ainda oferece zoom digital até 7x. Não difere muito do iPhone 12 Pro que oferece zoom ótico de 2x a aproximar, 2x a afastar e zoom digital até 6x. Isto acompanhado do maravilhoso Dolby Vision HDR torna o iPhone 12 Pro Max numa ferramenta de trabalho profissional.

Se estivesses no meu lugar, qual escolherias? Deixa a tua opinião nos comentários.

Note-se que os iPhones 12 mini e 12 Pro Max iniciaram pré-venda hoje, com as primeiras unidades a serem entregues na proxima sexta-feira, dia 13 de novembro.