iPhone 13 com 120 Hz , iPad Pro com mini-LED e muito mais

iPhone 13 com 120 Hz , iPad Pro com mini-LED e muito mais

O ano acabou de começar e a lista de rumores já vai longa. Desde iPhone 13 com 120Hz, iPad Pro com mini-LED e Apple Glass em 2023.

João Valente
∙ 6 minutos de leitura

2021 acabou de começar e a lista de rumores sobre a gigante da Maçã já vai longa.  Desde o iPhone 13 aos aguardados Apple Glass, a lista é longa e não vais querer perder um. Atenta então neste artigo.

Novo iPad Pro em março

Se 2021 se tentar tornar num ano comum, deveremos ter as primeiras novidades oficiais da Apple em março, com a apresentação de novos iPads. Digo novos porque ao que parece, a Apple deverá não só atualizar o modelo Pro como também o mini e a versão mais barata orientada para estudantes.

iPad Pro em março

Março poderá ser a data de apresentação do modelo topo de gama da linha de iPads. O iPad Pro sofreu pequenas melhorias em 2020 e este ano poderá ser altura de algo mais.

Segundo o site Mac Otakara, os modelos de 11 e 12.9 polegadas deverão ser atualizados internamente, mantendo o mesmo design externo.

No que toca ao ecrã, o site sugere que apenas o modelo de maiores dimensões deverá receber a nova tecnologia mini-LED. Esta implementação poderá também traduzir-se num aumento de espessura.

Já na parte traseira, as lentes das câmaras deverão diminuir de espessura, acabando por resultar num quadrado das câmaras liso.

iPad Pro 2020

Os altifalantes deverão sofrer também melhorias que se irão refletir na aparência externa do dispositivo com alterações dos orifícios para a saída de áudio.

Óbvio será que os novos iPad Pro deverão chegar ao mercado com um novo processador da Apple, provavelmente uma variante do A14 presente nos modelos do iPhone e iPad Air.

O iPad mais barato vai receber melhorias

A nona geração do iPad deve chegar durante o corrente ano e deverá trazer melhorias de design inspirando-se no iPad Air de 3ª geração.

Mantendo o mesmo ecrã mas reduzindo até 1.2mm de espessura, a nova geração deverá também ser mais leve que a atual 8ª geração. Mas, apesar da Apple parecer querer levar o USB-C a todos os iPads, este vai continuar fora dessa lista, mantendo-se com entrada a Lightning.

iPad 8ª geração

Há ainda rumores, apesar de mais antigos, que sugerem que o modelo poderá ver o preço ligeiramente reduzido e ser acompanhado de um ecrã de 10.5 polegadas, um processador A13 Bionic e 4 GB de RAM.

iPad mini finalmente atualizado

O iPad mini teve a sua última atualização em março de 2019, tendo mantido o mesmo design de sempre, pelo que, uma grande atualização é mais do que desejada por muitos consumidores.

A confirmar-se poderá contar com um aumento de ecrã de 7.9 para 8.4 polegadas, mantendo, no entanto, o mesmo tamanho do dispositivo. Assim, o design deverá ser semelhante ao do acima referido iPad 9ª geração, mantendo o Touch ID e a porta Lightning.

Conceito do iPad mini inspirado no iPad Pro

A data de lançamento apontada pelo site Mac Otakara é para março, pelo que poderá ser lançado juntamente com o novo iPad Pro.

iPhone 13

O iPhone é sem dúvida o produto da Apple que suscita mais interesse e curiosidade no mundo da tecnologia. Assim como a curiosidade que desperta, os rumores são já bastantes.

Ecrã com ProMotion

Começando pelo ecrã, os destinados aos modelos Pro deverão ser fabricado pela Samsung e incorporar a tecnologia LTPO, igual à que já vemos presente no Watch Series 5 e Series 6.

No campo do ecrã não ficamos por aqui e deveremos ver, finalmente, uma taxa de atualização superior a 60 Hz. O valor apontado é de 120 Hz, a mesma que se esperava ser lançada já com o modelo do iPhone 12.

A tecnologia LTPO funcionará de modo a permitir que o iPhone transite entre 1 Hz e 120 Hz, mediante o que a utilização do mesmo. Para além disso, abre portas para que a Apple implemente pela primeira vez no iPhone, o Always On Display. Em 2022 poderemos ver a tecnologia LTPO a chegar a todos os modelos, para além dos Pro, e deverão ser fabricados em conjunto pela Samsung e LG.

A expansão do 5G mmWave

O 5G já chegou ao iPhone, mas não igual para todos. Este encontra-se dividido em vários tipos e a versão do 5G que atinge grandes velocidades, conhecido como 5G mmWave, ainda não se encontra amplamente implementado. Assim, o iPhone com suporte para esta banda de frequências apenas chegou aos EUA. No entanto, a conversa poderá mudar em 2021 com o iPhone 13 a amplicar suporte a mais regiões, como o UK, a Alemanha, a China e o Japão.

LiDAR em todos os modelos e melhorias nas câmaras

De acordo com uma publicação na DigiTimes, o sensor LiDAR, presente nos modelos Pro do iPhone 12, poderá chegar a toda a linha do iPhone 13, de 2021.

No que toca aos sensores das câmaras, esses não deverão sofrer grandes melhorias este ano. Aliás, Ming-Chi Kuo afirma mesmo que nem em 2022 deverá haver melhorias significativas nesse departamento.

Não quer com isto dizer que não haja melhorias na qualidade das fotografias e vídeos, uma vez que grande parte do trabalho é feito por software e isso a Apple deve continuar a trabalhar.

Notch reduzido

Chegam novamente rumores de que o iPhone deverá ter notch reduzido. Tem-se ouvido este rumor todos os anos desde o lançamento do iPhone X.

Os serviços não serão esquecidos

A empresa de Tim Cook tem apostado forte em serviços nos últimos anos. O último lançamento foi mesmo em 2020 - o Fitness+.

Analistas prevêm que a tendência não pare por agora e que novos serviços cheguem ainda este ano. As apostas vão para 'Podcasts+', 'Stocks+' e 'Mail+'.

O relatório por trás destas afirmações nota que há um poder imenso em serviços inseridos em aplicações instaladas de fábrica nos dispositivos, uma vez que em cinco anos o Apple Music registou 85 milhões de assinantes, enquanto que o Spotify demorou 14 anos a acumular 144 milhões.

Podcasts+ deverá integrar-se na atual aplicação Podcasts e permitir a criação de conteúdo premium e exclusivo. Já o Stocks+ pode entrar no campo dos serviços de investimentos pessoais, promovendo mesmo alguma integração com o Apple Card.  O Mail+ seria certamente virado para a produtividade.

A lista pode continuar até aos 'Maps+' e 'Health+', entre outros. O que é certo é que todos deverão integrar o pacote de serviços Apple One.

Mini-LED no MacBook Air? Vai ter de esperar

A transição dos produtos da Apple para a tecnologia mini-LED deverá começar este ano com o iPad Pro e o modelo de 16 polegadas do MacBook Pro. Contudo, o MacBook Air apenas deverá adotar esta tecnologia no ano de 2022.

Apple Glasses avançam no desenvolvimento

A DigiTimes afirmou esta semana que os óculos inteligentes da gigante de Cupertino teriam entrado na "segunda fase de desenvolvimento". Assim que esta fase estiver concluída, o produto deverá ainda entrar numa terceira fase de desenvolvimento com duração de alguns meses.

O foco durante o desenvolvimento do produto está em torná-lo leve e melhorar a duração da bateria.

Segundo Mark Gurman da Bloomberg, os Apple Glass não deverão ser lançados até 2023.

AirTags, será desta vez?

Segundo afirmações de Ming-Chi Kuo, a Apple prepara-se para lançar as tão aguardados AirTags já este ano. Apesar de já termos ouvido uma conversa parecida no ano de 2020, há razões para acreditar que a Apple empurrou o lançamento para 2021, alegadamente devido à pandemia da COVID-19.

O que é certo é que os produtos já devem estar prontos há algum tempo, sendo que até já vimos por diversas vezes evidências no código do iOS de que o produto estaria pronto a ser lançado.

Para complementar Ming-Chi Kuo, o polémico leaker Jon Prosser mostrou uma animação das próprias AirTags.

Ainda relacionado com o tópico, há já fabricantes a prepararem-se para o lançamento oficial das AirTags com alguns acessórios para o produto.


O ano começou cheio de rumores do mundo Apple. Ansioso pelo que deverá chegar em 2021?