iPhone 14 Pro: como desativar o ecrã Sempre ligado

O ecrã sempre ligado (Always-on Display) é um novo recurso presente no iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, mas que dá para desativar.
Escrito por Samuel Pinto e
4 mins de leitura
iPhone 14 Pro: como desativar o ecrã Sempre ligado
Photo by Quinn Battick / Unsplash
Publicidade
Publicidade

É um chavão ou um soundbite afirmar que a funcionalidade Always-on Display, ou como a Apple diz em português, ecrã Sempre ligado, é um recurso presente há anos no universo Android. Dizer que a Apple implementou melhor o Always-on Display no iPhone do que outras fabricantes em equipamentos Android, parece-me totalmente discutível e já vais perceber porquê.

Não há consenso entre os utilizadores de iPhone e de Android nessa questão. O primeiro grupo afirma que a gigante tecnológica americana trabalhou melhor o recurso do ecrã Sempre ligado no iPhone 14 Pro, ao passo que o segundo grupo prefere a abordagem que as fabricantes Android fizeram nos seus dispositivos com o Always-on Display. Há efetivamente uma diferença entre as duas abordagens, e eu, incluo-me no segundo grupo.

Always-on Display num equipamento Android.

O primeiro smartphone Android no mercado com Always-on Display foi o Samsung Galaxy S7, lançado em 2016. O Always-on Display ou o ecrã Sempre ligado, é uma funcionalidade que permite aos smartphones manterem o ecrã sempre ativo, limitando as informações exibidas na tela. Desse modo, mesmo quando estão bloqueados e inativos, consegues ver algumas informações como a data, horas, percentagem de bateria, notificações e outros widgets.

Além disso, funciona muito melhor em ecrãs OLED do que nos antigos ecrãs LCD. Nos ecrãs OLED os pixeis individuais são completamente desligados quando a cor preta é exibida e assim economiza energia. Mas como em tudo na vida, o ecrã Sempre ligado no iPhone 14 Pro parece ter mais desvantagens do que o Always-on Display nos equipamentos Android, embora todos eles estejam equipados com fantásticos ecrãs OLED.

A forma como a Apple implementou o Always-on Display no iPhone difere das outras fabricantes Android. O ecrã Sempre ligado da Apple mantém o papel de parede sempre ligado, diminuindo apenas o brilho do ecrã do iPhone, ao invés de deixar a maior parte do ecrã preto, como acontece na esmagadora maioria dos terminais com Android. Isso é possível graças à tecnologia ProMotion mais recente que permite executar uma taxa de atualização variável mínima de até 1Hz.  

Ecrã Sempre ativo no iPhone 14 Pro Max

A primeira desvantagem do ecrã Sempre ativo no iPhone é um clássico em qualquer equipamento móvel, seja Apple ou Android. A tecnologia em si afeta, ainda que ligeiramente, a vida útil da bateria do iPhone. Talvez resida neste detalhe a principal razão do iPhone 13 Pro Max oferecer uma duração de bateria melhor do que o iPhone 14 Pro Max.

A segunda desvantagem, tem que ver com o aumento do risco de pixeis queimados. Tendo em conta que o ecrã Sempre ligado da Apple apenas diminui o brilho em vez de deixar a maior parte da tela preta, o risco de alguns pixeis queimarem levanta algumas preocupações. Obviamente que a tecnologia OLED em si, é propícia a este fenómeno, contudo, fica evidente que com a maior parte do ecrã preto os pixeis desligam-se, diminuindo a probabilidade de se queimarem.

Nesse sentido, é bem possível que desejes prolongar a vida útil da bateria do teu iPhone, bem como minimizar o risco de pixeis queimados no ecrã OLED, pelo menos, a longo prazo. Com isso em mente, talvez queiras desativar a funcionalidade do ecrã sempre ligado no teu iPhone 14 Pro ou 14 Pro Max.

Como desativar o Always-On Display no iPhone 14 Pro e 14 Pro Max

A Apple permite aos seus utilizadores desativarem o Always-on Display sempre que acharem necessário. Podes fazer isso da seguinte forma:

  • Vai às Definições do teu iPhone.
  • Toca na opção Ecrã e brilho.
  • Desativa o botão Sempre ligado para desligares o ecrã Sempre ligado.

Dessa forma, ao bloqueares o iPhone ele ficará com o ecrã completamente preto e dessa maneira minimizas o desgaste de bateria e aumentas a sua autonomia. Além disso, a preocupação com os pixeis queimados deixa de fazer grande sentido com o recurso desativado. Ainda assim, se a opção Levantar para reativar estiver ativa, podes ver as horas, a data e outras notificações importantes sem tocar no ecrã. Ao levantares o iPhone duma superfície plana, o ecrã é ativado e passado poucos segundos volta a desligar-se.

Naturalmente que há outras formas de aumentar a autonomia e a vida útil da bateria dum iPhone. E tu, tens um iPhone 14 Pro? Tens o recurso ecrã Sempre ligado ativo? O que achas das diferenças entre o Always-on Display do Android e o da Apple? Qual preferes? Fica atento às dicas do iFeed nesta página dedicada.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo