A Apple poderá estar prestes a resolver uma das críticas mais frequentes ao iPhone 16e. Afinal, o equipamento lançado pela empresa de Cupertino pareceu apenas ter sido criado para criar um buzz num momento distinto daquele em que se costuma receber o lançamento de novos iPhone. Aliás, foi considerado até um dos piores lançamentos do ano.
Seja como for, de acordo com informações avançadas por fontes ligadas à indústria, o futuro iPhone 17e deverá, portanto, integrar o carregamento sem fios magnético, aproximando-se da experiência MagSafe presente nos modelos mais caros.

Lançado como a nova proposta de entrada da Apple, o iPhone 16e trouxe algumas especificações relevantes, como um ecrã OLED de 6,1 polegadas, o processador A18 com suporte para Apple Intelligence e uma câmara traseira de 48MP. No entanto, ficou aquém em vários aspetos, nomeadamente o carregamento sem fios com velocidade até 7,5W e sem qualquer sistema magnético.
Como referido, felizmente, o iPhone 17e deverá ultrapassar essa limitação e tornar-se compatível com acessórios MagSafe e velocidades de carregamento significativamente superiores, entre 20W e 25W.
Além disso, o novo modelo deverá estrear o modem C1X de segunda geração, desenvolvido pela Apple. Este componente promete melhorias na eficiência e na conectividade móvel, sucedendo ao modem C1 presente no iPhone 16e e já utilizado no iPhone Air.
Apesar destas novidades, tudo indica que o iPhone 17e será uma boa evolução, mantendo a filosofia de um iPhone acessível, mas com alguns compromissos face aos modelos principais. A Apple deverá apresentar o equipamento na primavera de 2026, embora ainda não seja claro se o preço inicial se manterá nos atuais 739€ nem se haverá alterações no design frontal, como a substituição do notch por uma Dynamic Island. Esperemos que se altere no que à notch diz respeito, porque mesmo no iPhone 16e não fez grande sentido incluí-lo.
Se estas informações se confirmarem, o iPhone 17e poderá tornar‑se uma opção mais equilibrada para quem procura um iPhone moderno sem entrar no segmento premium.