• Home
  • Dicas
  • iPhone: como instalar aplicações indisponíveis na tua região
iPhone: como instalar aplicações indisponíveis na tua região
Pedro Alves

iPhone: como instalar aplicações indisponíveis na tua região

PUB

Atualmente, existem aplicações disponíveis para toda e qualquer finalidade. É raro precisarmos de algo que não consiga ser satisfeito com uma app, porém os utilizadores mais ávidos, e até aqueles que não são muito, podem já se ter deparado com uma aplicação interessante, mas cuja instalação foi impossibilitada pelo facto de não estar disponível na região em que o utilizador está registado... Felizmente, há algumas formas de contornar este cenário.

Primeiramente, importa mencionar alguns motivos que levam determinadas aplicações a estarem disponíveis apenas em regiões selecionadas. Em primeiro lugar estão razões de licenciamento e restrições legais, que podem estar relacionadas com direitos de autor ou privacidade, por exemplo. Em segundo está a repressão específica de cada país, muito motivada pelo conteúdo da própria app em questão. Finalmente, algumas aplicações podem fazer sentido apenas em determinados mercados; um estabelecimento comercial francês não tem interesse nenhum em disponibilizar a app da sua loja online na App Store venezuelana, por exemplo.

iPhone 12 Pro Home Screen with Apple Store, Amazon and Netflix apps.

Posto isto, vamos avançar para os métodos que te permitem instalar aplicações indisponíveis na tua região atual.

Criar um novo Apple ID

Ao criares um novo Apple ID consegues escolher o país onde o mesmo vai ficar associado. O mercado mais versátil é o dos Estados Unidos da América, mas podes selecionar qualquer um que pretendas. Tem em conta que tens de ter um número de telefone válido do país em questão, algo que podes solicitar a um amigo, ou recorrer a aplicações que permitem criar um número temporário.

Para criares um novo Apple ID no teu iPhone vais precisar de terminar a sessão no atual, o que pode levar a perda de dados; assim, é importante que cries previamente um backup. Durante o processo de criação terás de usar um email que ainda não esteja registado na Apple. Após estar tudo concluído, basta abrires a App Store, instalar a aplicação pretendida, e no final trocar novamente para o teu Apple ID "normal".

Mudar o país do teu Apple ID atual

Se não estás virado para a criação de um novo Apple ID, podes simplesmente alterar o país da tua conta atual. Para isso tens de:

  • Abrir as "Definições" do iPhone;
  • Tocar no teu nome, que está no topo;
  • Escolher "Multimédia e compras", e de seguida "Ver conta";
  • No campo "País/Região" escolhe o pretendido, e preenche as informações solicitadas. Mais uma vez, necessitarás de um número de telefone válido do país escolhido;
  • Após se consumar esta alteração, podes então descarregar a aplicação pretendida.

Tens de ter em conta que a mudança de país implica o cancelamento de qualquer subscrição ativa, a saída do teu grupo de partilha familiar, e a impossibilidade de gastares o montante que ainda restar no teu Apple ID.


Qual destas opções seguirias em caso de necessidade? Deixa-nos saber!

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas