Há já alguns dias que começaram a circular nas redes sociais imagens muito curiosas, mas não animadoras para alguns, do iPhone 17 Pro na cor Laranja Cósmico, mas que não está tão laranja assim.
Isto, num intervalo de semanas. Em vez do laranja vibrante original, algumas unidades parecem ter adquirido um tom próximo do rosa-dourado. Ou pêssego, meio laranja, meio rosa. Muito estranho.
Segundo especialistas, a explicação não está em defeitos de fabrico, mas sim na forma como o equipamento é limpo. O chassis do iPhone 17 Pro é feito em alumínio anodizado, que depende de uma camada de óxido para manter a cor uniforme e resistir à corrosão.

O que é que isto quer dizer? Ora, produtos de limpeza com peróxido de hidrogénio (um oxidante muito forte) podem danificar essa camada protetora. O resultado? Alterações de cor localizadas, sobretudo em zonas como a moldura de alumínio e o módulo das câmaras. Ou seja, exatamente onde os relatos apontam a mudança para tons rosados.
Por isso, se és muito cuidadoso com a limpeza do teu equipamento, e não queres – de todo – que o mesmo mude de cor, toma atenção no seguinte:
- Não utilizes produtos com lixívia ou peróxido de hidrogénio.
- Evita que líquidos entrem nas aberturas do iPhone.
- Após desinfetar, limpa sempre com um pano macio, ligeiramente humedecido apenas com água.
Apesar da atenção que o tema tem gerado no Reddit e no TikTok, não se trata de um problema generalizado. São apenas alguns casos isolados, mas suficientes para levantar a discussão sobre os cuidados a ter com a manutenção do iPhone. Portanto…talvez possa ser mesmo um defeito de fabrico de algumas unidades. Mas isso, só com o tempo poderemos confirmar.
Esperemos que não aconteça com mais equipamentos daqui para a frente, ou poderá tornar-se algo incontrolável.