Em outubro do ano passado, a Apple apresentou os processadores M3, M3 Pro e M3 Max todos de uma vez, o que abre a possibilidade de vermos a linha M4 surgir durante o mesmo período deste ano.
Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, a gigante da maçã vai mesmo começar a atualizar a linha de Macs com os processadores M4 no final de 2024. O M4 estará focado em melhorar o desempenho em tarefas de inteligência artificial.
Novos Macs com M4 - Os detalhes
Os processadores M4 serão construídos com o mesmo processo de 3 nanómetros que os M3, mas é provável que a TSMC, fornecedora da Apple, utilize uma versão aprimorada do processo de 3nm para aumentar o desempenho e a eficiência energética. A fabricante americana também planeia adicionar um Neural Engine mais avançado que terá um número superior de núcleos para tarefas de IA.
A Apple está próxima de iniciar a produção do processador M4, que virá em três variantes principais:
- Donan (nome de código para o M4 básico): Para computadores de entrada, como o MacBook Pro básico, MacBook Air e Mac mini de entrada.
- Brava (nome de código para os processadores M4 Pro e M4 Max): Para dispositivos de gama média/alta, como o MacBook Pro topo de gama e o Mac mini topo de gama.
- Hidra (nome de código para o processador Ultra): Para desktops topo de gama, como o Mac Pro.
Sabe-se ainda que a Apple está a testar versões do Mac Studio com um novo processador M3 (possivelmente o M3 Ultra) e uma variante do M4 "Brava".
O iMac, o MacBook Pro de 14 polegadas de baixo custo, o MacBook Pro de 14 polegadas topo de gama, o MacBook Pro de 16 polegadas e o Mac mini serão os primeiros a serem atualizados com o processador M4, seguidos pelo MacBook Air de 13 e 15 polegadas (na primavera de 2025), pelo Mac Studio (a meio de 2025) e pelo Mac Pro (no final de 2025).
As versões M4 dos Macs desktop podem vir a suportar até 512GB de Memória Unificada, o que seria um salto significativo em relação ao limite atual de 192GB. Segundo Gurman, toda a linha de Macs está programada para receber o M4 entre o final de 2024 e o início de 2025.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário