M5 chega ao MacBook Pro - mesma elegância, mais desempenho

15 de Out de 2025
M5 chega ao MacBook Pro - mesma elegância, mais desempenho

A Apple acaba de atualizar o MacBook Pro de 14 polegadas com o novo processador M5! Apesar da mudança no processador, o design e a filosofia do produto mantêm-se praticamente inalterados em relação ao modelo anterior com M4, reforçando a aposta da empresa de Cupertino na consistência e na maturidade do seu portátil profissional mais económico.

O novo MacBook Pro de 14 polegadas mantém o mesmo chassis em alumínio reciclado, disponível em prateado e preto sideral, com cerca de 1,55kg de peso e 1,55cm de espessura. Do mesmo modo, mantém o ecrã Liquid Retina XDR de 14,2 polegadas, que continua a ser um dos grandes destaques, com brilho até 1600 nits em HDR, taxa de atualização adaptativa até 120Hz com ProMotion.

A aposta da Apple em manter o design mostra confiança na fórmula atual – que para muitos utilizadores foi mesmo um grande passo em frente depois de algumas escolhas de design mais controversas. Dessa forma, o novo MacBook Pro apresenta-se, uma vez mais, como um portátil elegante, robusto e com uma experiência de utilização já consolidada. Para quem valoriza continuidade e compatibilidade, esta decisão é uma vantagem. 

Ora, a grande novidade está no interior. O novo processador M5 da Apple promete oferecer um desempenho de CPU até 20% mais rápido para certas cargas de trabalho, como "compilação de código" e desempenho gráfico até 1,6× mais rápido "em aplicações profissionais".

A versão de entrada mantém-se bastante competitiva, agora a um preço inicial reduzido em 100€ face ao modelo com M4 (1849€), com 16GB de memória unificada e 512GB de armazenamento SSD. Esta configuração deverá ser suficiente para a maioria dos utilizadores profissionais e criativos que procuram potência num formato portátil. 

Por outro lado, o novo modelo mantém a mesma variedade de portas – três entradas Thunderbolt 4, uma HDMI, slot para cartões SDXC, MagSafe 3 e saída para auscultadores de 3,5mm. Quanto à autonomia, apresenta uma capacidade similar à do modelo anterior, e chegará perfeitamente para qualquer tipo de utilização, na medida em que promete até 24 horas de reprodução de vídeo em streaming, dependendo da configuração. 

Para os utilizadores que procuram ainda mais desempenho, ainda não há novidades relativamente aos processadores M5 Pro e M5 Max. Estes processadores mais avançados deverão ser reservados para novos modelos do MacBook Pro de 14 e 16 polegadas que a empresa deve anunciar só no início de 2026, trazendo consigo um salto ainda maior em termos de capacidade gráfica e largura de banda de memória.

Em suma, o novo MacBook Pro de 14 polegadas com M5 representa uma evolução natural da linha: mantém o design e as características que já conquistaram os profissionais, mas dá um passo em frente no desempenho e na eficiência. Para quem procura um portátil fiável, potente e com longa autonomia, esta atualização é uma escolha sólida. Se queres mais ainda, então terás de aguardar pelos novos modelos que serão anunciados no início do próximo ano.