• Home
  • Notícias
  • macOS Sonoma é o novo sistema operativo dos Macs a chegar no outono
macOS Sonoma é o novo sistema operativo dos Macs a chegar no outono
André Fonseca

macOS Sonoma é o novo sistema operativo dos Macs a chegar no outono

Após o iOS 17, iPadOS 17, chega a vez do novo sistema operativo dos Macs: macOS Sonoma, a versão mais recente do sistema operativo da Apple, que traz uma panóplia de novas funcionalidades. Vem conhecê-las!

Agora, com o macOS Sonoma há um novo suporte a widgets, que antes estavam na central de notificações e agora estão também na Secretária, mas podes escolher onde os colocar - e eles desaparecem quando uma app é aberta. Os widgets do iPhone também podem ser acedidos no Mac, desde que o iPhone esteja ligado à mesma rede Wi-Fi.

A maior novidade é, no entanto, relacionada com o gaming. O Game Mode, exclusivo para Macs com o macOS Sonoma, prioritiza a CPU e GPU para o jogo, o que melhora o desempenho do Mac a jogar. Os jogos que já existem podem converter facilmente a este framework.

Para quem utiliza o Mac para teletrabalho ou mesmo para apresentações no escritório sem sala de reuniões, há uma nova funcionalidade interessante. Agora, nas chamadas de vídeo passa a ser possível o utilizador estar na frente de qualquer apresentação, ou seja, como se estivesse a apresentar uma reunião com um ecrã atrás. A funcionalidade funciona em qualquer app, incluindo Zoom ou Teams.

Já o Safari passa a ter perfis que permitem os utilizadores separarem o trabalho da utilização pessoal de forma mais simples. Além disso, qualquer site pode ser convertido numa app para o Mac, incluindo a permissão de notificações.

A cobertura de um evento Apple com esta envergadura requer a mobilização de diversos meios, quer técnicos, quer humanos. Assim, é com enorme satisfação que fazemos um agradecimento especial a quem ajudou o iFeed a tornar tudo isto possível: falamos da Funn Media, que gentilmente aceitou patrocinar a nossa cobertura à WWDC 2023. A Funn Media é a empresa por trás da criação e desenvolvimento de um leque variado de aplicações, tais como Waterminder, QuickAI, Hit the Island e FitnessView, entre outras. Sem o seu apoio, seria muito difícil à nossa equipa reunir os recursos necessários para fazer chegar até ti, em tempo útil, o conteúdo de qualidade que a ocasião exige. Obrigado Funn Media!

André Fonseca profile image André Fonseca
Publicado a
Notícias