No evento de outubro "Hi, Speed", a Apple anunciou um novo carregador MagSafe para a família do iPhone 12. Este carregador caracteriza-se por se alinhar magneticamente com o smartphone, tornando a experiência de carregamento mais simples que nunca. Agora que o MagSafe já começou a chegar às mãos de alguns utilizadores, surgem alguns vídeos na internet que demonstram que o MagSafe não funciona exclusivamente para o iPhone 12.

É verdade: o MagSafe também funciona com o Google Pixel 5 e com o Samsung Galaxy Z Fold 2! Apesar de a Apple anunciar no seu site que a experiência de alinhamento magnético apenas é limitada aos iPhones 12, isso não impediu os utilizadores de experimentarem com outros equipamentos.

O YouTuber zollotech fez recentemente um vídeo no qual testa o carregador MagSafe com o iPhone 8, com o iPhone 11, com AirPods e com o Google Pixel 5. Neste vídeo, é de notar que o MagSafe adere melhor ao iPhone 11 do que ao iPhone 8, não adere de todo aos AirPods e faz bom uso dos seus ímans para se "agarrar" ao Pixel 5. Tal pode ser justificável pelo Pixel 5 ter uma construção em alumínio, ao passo que o iPhone 11 e anteriores têm uma construção em vidro não reforçada por ímans no seu interior, como o iPhone 12. Podes verificar por ti próprio no vídeo abaixo.

Para além deste vídeo, o website Android Police também verificou que o smartphone de topo da Samsung, o dobrável Galaxy Z Fold 2, também se conecta facilmente ao novo carregador da empresa de Cupertino. Isto porque o Z Fold 2 tem ímans na dobradiça e nas laterais para garantir um fecho correto e resultando portanto num correto alinhamento magnético com o MagSafe.

Samsung Galaxy Z Fold 2 com carregador MagSafe. Fonte: Android Police.

Com o carregador MagSafe, introduz-se a vantagem de não ser necessário colocar o telemóvel numa posição específica com o carregador wireless, já que estes magneticamente irão ter de encontro à posição ideal. Por força deste conjunto de ímans, será possível continuar a utilizar o smartphone já que os dois equipamentos permanecerão conectados para carregamento.

No entanto, há 2 pontos que temos que ressalvar aqui. Em primeiro lugar, a Apple garante que o MagSafe funcionará para o iPhone 12, mesmo tendo este uma capa de proteção. Neste vídeo partilhado pelo youtuber zollotech, não ficou claro se o Pixel 5 também beneficiará da mesma vantagem. Outro tema a ressalvar é que o iPhone 12 permitirá o carregamento wireless até 15W, enquanto o Google Pixel 5 permite até 12W.

Apesar da Apple indicar que o MagSafe apenas funcionará corretamente com os iPhone 12, já se juntam à lista de dispositivos os iPhone 8 e superiores, o Google Pixel 5 e o Samsung Galaxy Z Fold 2. Esta lista irá potencialmente crescer nas próximas semanas, à medida que mais utilizadores experimentem com outros dispositivos. O carregador MagSafe encontra-se disponível para compra em Portugal por €45. Já encomendaste o teu carregador MagSafe? Ou irás optar por outra solução de carregamento? Partilha connosco na secção de comentários.