O iMazing é o programa de gestão mais completo que vais encontrar para o teu iPhone. A abrangência das suas capacidades vai desde a simples transferência facilitada de fotografias e vídeos, até à cópia integral de todo o conteúdo do iPhone em questão, passando ainda pela análise à presença de spyware e outras ameaças. As opções são muitas, mas hoje vamo-nos centrar numa das que pode ter mais interesse para a generalidade dos utilizadores: as cópias de segurança, vulgarmente conhecidas por backups.
Na hora de fazeres um backup ao teu iPhone, seja por que motivo for, é importante que saibas que tens várias personalizações à tua disposição. As mesmas são acessíveis a partir do botão de opções, que são os três pontinhos que aparecem no canto superior direito, no final da linha que contém o nome do iPhone.
Podes definir backups automáticos, que serão realizados sem a tua intervenção sempre que se verificarem as condições por ti definidas no menu em questão.
É possível definires o local no qual o iMazing possa guardar as cópias de segurança dos teus dispositivos Apple.
Nas opções de arquivo dos backups podes escolher aquilo que queres que o iMazing faça com as cópias de segurança mais antigas.
Finalmente, chegamos à componente mais importante no que concerne aos backups: a encriptação. Esta é uma medida de segurança que visa proteger o conteúdo das tuas cópias. Além disso, as cópias de segurança encriptadas têm a vantagem de guardar dados que não estão presentes nas cópias normais, como por exemplo:
- Porta-chaves
- Definições de wi-fi
- Dados da Saúde
- Dados da Casa
- Histórico do Safari
- Histórico de chamadas
Apesar da encriptação não estar ativa por defeito, é altamente recomendado ligá-la. É importante ter conhecimento que o iMazing usa os parâmetros da Apple neste ponto específico, ficando assim assegurada a utilização de criptografia AES-256.
Logo que abrimos a respetiva opção temos de escolher uma palavra-passe, que será usada em todos os backups futuros do iPhone em questão. É muito importante manter esta palavra-passe cuidadosamente segura, de preferência num local (ainda que seja físico) ou dispositivo diferentes dos que estiverem a ser usados para este procedimento. Em alternativa, deixar marcada a opção "Lembrar senha" vai memorizar a mesma no porta-chaves do teu Mac, que pode ou não ser sincronizado com todos os teus equipamentos Apple através do iCloud.
A partir desse momento poderão verificar que a opção ficou automaticamente ativa.
Daqui para a frente, tudo o que diga respeito às cópias de segurança exigirá a introdução da password selecionada. Isto aplica-se mesmo a backups efetuados com recurso ao iTunes ou ao Finder, por exemplo. Assim apenas quem conhecer tal dado conseguirá utilizar os teus backups.
É importante referir que, caso vendas ou ofereças o teu iPhone a alguém, deves desativar a criptografia dos backups, caso contrário a pessoa em questão não conseguirá usufruir dos mesmos. Ou desativas, ou dizes à pessoa qual a palavra-passe que escolheste...
Perante estas vantagens, é agora que decides adotar de vez o iMazing na tua vida?
Deixa o teu comentário