Apesar de vários relatos contraditórios, um novo rumor continua a referir que a Apple vai lançar um iPhone Air de 2.ª geração ainda este ano – o que contraria parte das indicações que implicavam uma apresentação apenas no início de 2027. A informação surge numa nova publicação na rede social chinesa Weibo, onde o autor reforça uma previsão feita no final de 2025 e acrescenta alguns detalhes sobre o que esperar ou, mais precisamente, sobre o que “não” esperar.
Devido, em grande medida, às reviews iniciais por parte de youtubers de tecnologia, o iPhone Air foi apresentado como o modelo mais fino alguma vez criado pela Apple, mas o entusiasmo inicial rapidamente deu lugar a sinais de fraca adesão. Um dos indicadores mais claros foi a ausência de atrasos nas entregas. Isto é, o equipamento manteve-se disponível para envio imediato desde o primeiro dia, algo pouco comum em lançamentos bem‑sucedidos da marca.

Segundo relatos da indústria, até fabricantes concorrentes terão abandonado a aposta em smartphones ultra‑finos. Tal situação culminou num relatório do Nikkei, publicado em outubro, que apontava para uma redução drástica das encomendas de produção do iPhone Air, aproximando-o do fim de ciclo. Porém, como poderás imaginar, tudo indica que a Apple não desistiu completamente do conceito – aliás, mesmo o iPhone mini teve a sua contestação e teve direito a mais do que uma versão.
Com efeito, em novembro começaram a surgir rumores de que a Apple estaria a trabalhar numa correção de uma das principais críticas ao modelo original – a presença de apenas uma câmara traseira. E, também nesse caso, lançou-se a hipótese de um iPhone Air com sistema de duas câmaras, com lançamento inicialmente apontado para 2027.
No entanto, o leaker conhecido como Fixed Focus Digital discorda dessa leitura e insiste que o iPhone Air 2. Porquê? Por via de informações recolhidas junto da cadeia de produção, que sublinham que o novo modelo deverá ser apresentado no outono chega já este ano embora com mudanças mínimas. E isto sim, pode ser mais preocupante do que benéfico, porque se a Apple apressar o lançamento da nova versão, com menos alterações do que o pretendido pelos fãs, o “fracasso” do mesmo pode ser ainda mais expressivo.

À primeira vista, lançar uma atualização discreta de um produto que não teve grande aceitação parece uma decisão pouco lógica. O iPhone Air continua a precisar de melhorias claras para se tornar mais competitivo. Ainda assim, há um possível motivo estratégico. No final de 2025, Mark Gurman, da Bloomberg, avançou que o foco da próxima geração do iPhone Air poderá estar na transição para um novo processador de 2 nanómetros que promete avanços importantes em desempenho, em vez de mudanças estruturais.
Infelizmente, e independentemente do resto, tudo aponta, portanto, para que a versão do iPhone Air com duas câmaras só se torne realidade em 2027.