O recém-lançado iOS 14 trouxe inúmeras novidades para os utilizadores do sistema operativo móvel da Apple, e uma das grandes mudanças ocorreu na aplicação Música, que ganhou um redesign notável não só no iPhone como também no iPad.

A primeira diferença já se nota no próprio ícone, que agora traz um tom dominante em vermelho no lugar do tradicional branco. Ao abrir a aplicação o utilizador pode verificar a primeira secção na app, chamada Ouvir agora (antes chamada Para Si).

Ouvir agora

Aqui é possível encontrar as seleções de música do utilizador (incluindo as listas de reprodução próprias bem como as recomendações da Apple), últimas músicas reproduzidas e o que os teus amigos estão a ouvir.

À medida que o utilizador escuta músicas, o Ouvir agora vai sendo alterado, refletindo o tipo de música preferido de quem está a utilizar o serviço.

Pesquisa

A página Pesquisa na app Música do iOS 14 oferece mudanças interessantes para auxiliar o utilizador a encontrar mais rápido o que precisa  – a barra de pesquisa está disponível com entrada em texto, oferecendo resultados tanto no Apple Music quanto na biblioteca do utilizador.

É possível buscar pelo nome do cantor, música, álbum, lista de reprodução, compilação, compositor, estações de rádio, categorias, vídeos, perfis de utilizador e até mesmo pelas letras da canção. O Pesquisa também oferece botões com categorias, caso o utilizador deseje aventurar-se na vasta biblioteca de músicas disponíveis (com direito até mesmo a uma chamada Para adormecer, que como o próprio nome sugere).

Filtros

A Apple agora oferece aos seus utilizadores uma forma mais rápida de encontrar músicas dentro das próprias categorias na Biblioteca. Na app Música do iOS 14 é possível, por exemplo, aceder à secção Álbuns, e deslizar para baixo, descobrindo então uma barra de pesquisa no topo.

Esta é, de facto, uma maneira muito mais rápida de encontrar um álbum ou artista específico, e o melhor de tudo, sem precisar de utilizar a categoria Pesquisa para tal ou rolar infinitamente entre a Biblioteca.

Reprodução infinita

Se és uma das poucas pessoas que tem uma playlist perfeita, daquelas que podes escutar por dias seguidos sem a necessidade de pular uma track, talvez o recurso Reprodução infinita possa chamar à tua atenção.

O botão extra pode ser acedido rapidamente quando na visualização da lista de reprodução, e é representado pelo símbolo do infinito. Que tal ouvir música sem parar por vários dias? Bom, agora é possível!