Como deverás saber, a Apple lançou o novo MacBook Pro de 14 polegadas com o processador M5 – o mais rápido da sua gama, e que sucede a um modelo ainda muito capaz, o M4.
Porém, nem tudo são excelentes notícias, na medida em que, o novo computador portátil, nos países europeus, será comercializado sem o habitual carregador na caixa – algo que já vemos acontecer há muito tempo com equipamentos Apple (iPhone e iPad), mas também de outras empresas, como é o caso dos portáteis Microsoft Surface.

A decisão abrange mercados como Alemanha, Itália, França, Espanha, e, por conseguinte, Portugal. Fora da Europa, o mesmo modelo continua a ser fornecido com o adaptador de corrente USB‑C de 70W da Apple.
No entanto, os clientes europeus terão de o adquirir separadamente, caso não possuam já um. Como é hábito, a empresa justifica esta alteração com os seus objetivos ambientais e com a necessidade de cumprir as novas diretivas da União Europeia sobre resíduos eletrónicos.
Ainda assim, o computador mantém na embalagem o cabo USB‑C para MagSafe 3, permitindo a ligação ao carregador compatível.
A verdade é que entre os tais objetivos ecológicos mencionados anteriormente, ou as normas de UE que a Apple pretende respeitar, é algo a menos presente na caixa, num produto que pesa bastante na carteira. Assim, já sabes, se este for o teu primeiro MacBook, lembra-te, talvez venhas a precisar de um “carregador” para o mesmo!