Muitas são as vezes que acontece de os utilizadores da Apple pedirem funcionalidades do Android para os seus iDevices. Agora aconteceu precisamente o contrário e eram os utilizadores Android que ansiavam por um sistema equivalente ao AirDrop.

Se és utilizador Apple e não sabes o que é o AirDrop, não sabes o que andas a perder. Desde 2011 a marca da Maçã introduziu o AirDrop nos seus dispositivos iOS/iPadOS e macOS, que, muito sucintamente, permite a partilha direta de ficheiros, fotos, links, contactos entre muitas outras coisas.

Pois bem, nove anos volvidos a Google achou por bem adicionar uma funcionalidade semelhante aos seus dispositivos Android, chamando-lhe Nearby Share. Assim, os utilizadores do sistema operativo móvel da Google vão finalmente poder partilhar ficheiros, fotos e muito mais diretamente para outros terminais Android, tudo isto sem ter que recorrer a email, mensagem, ou qualquer outro serviço externo.

Bastará selecionar o ficheiro a ser partilhado e escolher o Nearby Share como método a usar e seguidamente selecionar o dispositivo desejado, desde que seja compatível e esteja por perto. Automaticamente o sistema escolherá o meio mais conveniente para a transferência, que pode ser Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC ou Wifi P2P.

A Google avança que o sistema estará disponível para smartphones com Android 6 ou superior, para já nos seus equipamentos Pixel e em alguns Samsung. Ao longo das próximas semanas deverá ser alargado a terminais de outras marcas.

Nos próximos meses está também prevista a chegada do Nearby Share aos Chromebooks, numa tentativa de alargamento de um ecossistema que nem sempre é fácil de evoluir.