Com o NordPass, esquecer uma password não é problema

Com o NordPass, esquecer uma password não é problema

O NordPass é um gestor de palavras-passe, seguro e de fácil utilização, que está disponível em diversas plataformas e dispositivos.

David da Silva
∙ 6 minutos de leitura

Milhares de sites visitados, navegadores e dispositivos diferentes, imensas contas e tudo a precisar de password. Usar a mesma em todos eles está fora de questão, mas se usar diferentes não me vou lembrar. Felizmente, o NordPass ajuda-me!

Se és como eu, a falta de originalidade para palavras-passe é abaixo de zero e, a tendência, será usar a mesma para tudo. E não poderia estar mais errado!

Com a crescente fuga de informação e o comprometer de dados online cada vez mais recorrente, é quase imperativo ter palavras-passe diferenciadas para cada serviço e sítio web com que nos conectamos, de forma a não ter um rol de contas comprometidas. A melhor forma de colmatar estas adversidades na internet, é com a utilização de um gestor de palavras-passe.

O que é o NordPass?

O NordPass é um gestor de palavras-passe, seguro e de fácil utilização, que está disponível em diversas plataformas e dispositivos. Permite gerir, gerar e guardar todas as palavras-passe que tens por aí à solta.

Isto significa que podes deixar de perder tempo a tentar lembrar-te da palavra-passe que usas-te naquele site que já não abres desde 2015. Os logins passam a ser mais simples e diretos, sendo possível a criação de uma palavra-passe única para cada serviço que usas, sem ser preciso que te lembres de todas aquelas letras, números e símbolos.

Como já deves ter reparado, o NordPass foi criado pela mesma empresa da NordVPN (sobre a qual já falamos aqui), considerado uma das melhores e mais seguras VPN's do mercado.

Que segurança posso esperar com o NordPass?

Simples: encriptação, cópias de segurança automáticas, autenticação de dois fatores por defeito e mais uma panóplia de medidas de segurança que já todos estamos habituados.

Encriptação

O padrão de encriptação deste tipo de serviços é normalmente AES-256. O NordPass utiliza uma encriptação mais moderna, com o nome de XChaCha20, um algoritmo mais recente, que lhe permite ser três vezes mais rápido.

Escusado será dizer que todas as palavras-passe estão encriptadas de ponta-a-ponta e que nem a equipa do NordPass terá acesso a nenhum dos teus detalhes.

Autenticação de Dois Fatores

Este tipo de autenticação não deve ser novidade, já que imensos sites por essa internet fora já utilizam esta ferramenta de forma independente. No NordPass, vem desligada por defeito, mas quando ligada oferece mais uma camada de proteção, enviando-te um código de cada vez que te pretendes conectar.

Master Password (Palavra-Passe Mestra)

É como uma chave mestra: abre tudo. O NordPass necessita desta palavra-passe para teres acesso à tua conta e consequentemente às tuas restantes palavras-passe. É como a chave de um chaveiro.

Esta será a única que terás de te lembrar, já que nem o serviço de suporte te pode ajudar, porque tudo é encriptado!

A única forma de recuperar a conta e todas as tuas palavras-passe, é utilizar o código de recuperação que te é apresentado no primeiro login. Deves guardar este código num sitio bem seguro!

Autenticação por Dados Biométricos

Como já vem sendo habitual, os dados biométricos estão cada vez mais presentes neste tipo de tecnologias e no NordPass não é exceção. Seja via Face ID ou por leitor de impressões digitais, vai ser fácil entrar na tua conta sem ter que escrever a tua palavra-passe mestra de cada vez que o fazes.

Cópias de Segurança e Sincronização

As tuas palavras-passe são guardadas e sincronizadas regularmente na cloud, de modo a que possas aceder-lhes de qualquer dispositivo, em qualquer altura.

Outras ferramentas importantes do NordPass

Depois de termos analisado as funcionalidades mais básicas num gestor de palavras-passe, passamos para as ferramentas que destacam o NordPass como um dos melhores.

Salvar e Preencher Automaticamente

Como um bom gestor de palavras-passe que é, o NordPass, permite salvar de forma automática os dados de acesso de qualquer website, a partir da primeira vez que acedes a esse mesmo website. A partir daí, sempre que pretenderes fazer login naquela conta, o NordPass tratará de tudo e fará o preenchimento automático. Isto serve também para os teus dados como nome, morada, número de telefone, etc.

Importar e Exportar Palavras-Passe

Não precisas de te preocupar! O NordPass permite-te importar todas as tuas palavras-passe de outros gestores, como também de diferentes navegadores. Esta importação pode ser feita de forma automática, via ficheiro CSV ou de forma manual, seguindo instruções que estarão nas definições.

Gerar Palavras-Passe

Gerar uma palavra-passe segura é bastante fácil. O NordPass dá-te também várias opções, de forma a ter uma palavra-passe compatível com a maioria dos sites e registos:

  • até 60 caracteres;
  • uso de maiúsculas;
  • uso de minúsculas;
  • uso de dígitos;
  • uso de símbolos;
  • evitar caracteres ambíguos.
Gerar uma palavra-passe segura

Fuga de Informação e Dados Comprometidos

O Data Breach Scanner é já uma ferramenta bastante popular no mercado. No NordPass, esta ferramenta funciona de forma automática fazendo a procura por fugas de informação, verificando as bases de dados, de forma a perceber se os teus dados foram comprometidos. Os alertas não se limitam aos teus dados de acesso, mas também à tua informação bancária.

Esta funcionalidade, vem ajudar uma outra, a saúde da palavra-passe.

Saúde da Palavra-Passe

Em conjunto com a anterior funcionalidade, aqui será feita uma avaliação de palavras-passe fracas, reutilizadas e palavras-passe com mais de 90 dias. Poderás verificar uma a uma, com que e-mail e em que website se encontram, podendo alterar cada uma delas. Eu estou muito mal:

Saúde das Palavras-passe no NordPass
Saúde das Palavras-passe no NordPass

Sincronização Multi-dispositivo

Tal como na NordVPN, o NordPass, permite a sincronização de conta em até seis dispositivos diferentes, fazendo a sincronização automática entre eles.

Assim sempre que introduzes uma nova palavra-passe no teu iPhone, ela estará numa questão de segundos, disponível no teu Mac, PC e dispositivo Android.

Pastas

Se precisares de separar as águas e ter palavras-passe pessoais de um lado e as do trabalho do outro, também é possível. Basta criares pastas diferentes e organizares as tuas credenciais como mais te der jeito.

Partilha de Palavras-Passe

Se és daquelas pessoas que partilha uma conta de streaming, o NordPass permite a partilha das credenciais de acesso a esse serviço, de forma segura e eficaz.

Partilha de Palavras-Passe no NordPass
Partilha de Palavras-Passe no NordPass

Compatibilidade do NordPass

Como tenho vindo a falar, o NordPass tem compatibilidade com a maioria dos navegadores, sistemas operativos e dispositivos.

  • Sistemas operativos:
    • iOS;
    • Android;
    • Windows;
    • macOS;
    • Linux.
  • Navegadores:
    • Chrome;
    • Firefox;
    • Opera;
    • Microsoft Edge.

Infelizmente, não está disponível para Safari.

A Interface do NordPass

Tanto na app para dispositivos móveis, como para Mac e PC, a utilização e a interface, são bastante simples e intuitivas, como podem ver.

NordPass em ambiente Mac ou Windows

Para além destas aplicações, há também extensões para os navegadores, como refiro em cima. Estas surgem como pop-up no navegador e é possível pesquisar pela palavra-passe que precisas quando não é detetada automaticamente.

Extensão do NordPass para Chrome
Extensão do NordPass para Chrome

Deves adquirir o NordPass?

A forma simples e direta como funciona o NordPass, faz com este seja uma excelente opção para quem não está à procura de um gestor de palavras-passe muito avançado. Muito fácil de configurar e de manusear em qualquer plataforma.

Apesar de ter uma versão gratuita, esta é muito limitada em termos de funções, sendo a maior o facto de só poderes utilizar num dispositivo ao mesmo tempo, tornando a aquisição mais atrativa.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.