Novas funcionalidades do macOS Big Sur que tens de conhecer

Novas funcionalidades do macOS Big Sur que tens de conhecer

O macOS 11 Big Sur chegou há algumas semanas e se já fizeste o download do novo sistema operativo da Apple, provavelmente já notaste algumas diferenças mas se ainda não as exploraste atenta neste artigo.

Diogo Alvo
∙ 3 minutos de leitura

O macOS 11 Big Sur chegou há algumas semanas e se já fizeste o download do novo sistema operativo da Apple, provavelmente já notaste algumas diferenças mas se ainda não as exploraste atenta neste artigo.

Vamos dar-te a conhecer algumas das novidades do novo macOS 11, abordando seis tópicos, começando no principal, o design:

Novo design

A principal mudança é sem dúvida o design da interface, que é mais semelhante do que nunca ao iOS e iPadOS. Isto foi feito a pensar nos utilizadores Apple que se estão a ambientar ao universo Mac. Mas, as novidades não ficam por aqui.

Novos widgets na central de notificações

É um dos grandes destaques da empresa da maçã para o macOS 11. Os novos widgets que foram introduzidos no ecrã principal do iOS 14 chegaram também ao macOS Big Sur.

Se fores até à central de notificações, vais ver a lista de notificações seguida dos widgets. Esta central tem também um novo design, e as notificações estão agrupadas como no iPhone.

Em baixo das notificações podes ver a lista de widgets disponíveis. Vais ver vários definidos por defeito, mas podes editar e escolher aqueles que aparecem.

Para já, a maioria dos widgets são para aplicações da Apple, mas com cada vez mais programadores a trabalharem no suporte ao Big Sur, espera-se que mais widgets apareçam entretanto.

Trocar os AirPods entre diferentes dispositivos automaticamente

Era uma das funcionalidades mais desejadas e finalmente chegou. O teu Mac já consegue trocar automaticamente os AirPods entre os diferentes dispositivos Apple.

Desta forma, se estás a ouvir música no iPad, mas começas a ver um vídeo no Mac, eles passam automaticamente a ouvir o que se passa no Mac.

Basta teres todos os teus dispositivos ligados à mesma conta de iCloud para teres esta funcionalidade ativa. Além disso, é preciso teres uns AirPods com um chip H1, ou seja, os AirPods de segunda geração, os AirPods Pro e ou outros fones da Beats.

Novas funcionalidades nos Mapas

Ainda que seja mais prático utilizar os Mapas no iPhone ou no iPad é sempre bom teres a possibilidade de utilizar no teu Mac e agora é um processo mais fácil.

Quando procuras por um novo lugar para visitar, podes também ver guias que te ajudarão a escolher onde vais comer, o que vais ver e explorar.

Os guias são criados por empresas grandes e não precisas de te preocupar com informação falsa. Além disso, são constantemente atualizados para te mostrar os espaços mais novos que tens de visitar.

Podes também criar o teu próprio guia, que mostra os melhores sítios que visitaste. Agora também estão disponíveis rotas de bicicletas e muito mais novidades na aplicação para Mac.

Mudanças significativas no Safari

Foi a aplicação que teve mais mudanças com o novo sistema operativo. Começando pela segurança e privacidade, podes ver se um website que estás a visitar está a controlar o que fazes e o que tentam fazer com essa informação. Podes ver no relatório da privacidade ao lado da barra de endereços.

A performance e a eficiência na bateria são outros aspetos em que o Safari está melhor no macOS Big Sur. A Apple diz que já podes visitar websites populares com um carregamento 50% mais rápido.

Para além disto a página inicial do Safari pode também ser personalizada a teu gosto, com um papel de parede.

Uma nova central de controlo

Tal como o iPhone e iPad, o Mac tem agora uma central de controlo onde podes aceder a várias ações sem teres que ir às preferências do sistema.

Se clicares no ícone no canto superior direito do teu ecrã, vais ter acesso rápido a definições como Wi-Fi, luminosidade, som e muito mais. Podes também adicionar estas funcionalidades ao teu menu, ao clicar e arrastar fora da central de controlo.

Gostaste das novidades do macOS Big Sur? Há muitas mais a descobrir e que vamos certamente explorar aqui no iFeed nos próximos tempos. Fica atento!