O iPad mini é especial, e talvez o mais distinto de todos os outros iPads – quando observado à primeira vista. Contudo, há pelo menos um aspeto que todos querem ver mudado nele, e nem se quer tem que ver com o tamanho.
E a Apple parece que vai fazer a vontade! A tecnologia de ecrã OLED vai chegar ao iPad mini na sua próxima atualização já em desenvolvimento. Apesar dos iPhones já utilizarem ecrãs OLED há vários anos, a transição para os restantes dispositivos tem sido lenta e gradual.

Deste modo, depois de uma breve aposta nos painéis mini-LED nos iPad Pro de 12,9" e nos MacBook Pro de 14" e 16", tudo indica que essa tecnologia serviu apenas como etapa intermédia até que os OLED atingissem os padrões exigentes da marca.
Com a chegada do iPad Pro com M4 e ecrãs Tandem OLED, a Apple deu o primeiro passo nessa direção. Agora, segundo Mark Gurman, os próximos a receber atualizações significativas serão os iPad mini, iPad Air e MacBook Air – com destaque para o primeiro, que deverá estrear um novo ecrã OLED já em 2026.
Além do novo painel, o iPad mini 8 poderá trazer um design renovado, resistência à água e um sistema de som redesenhado, sem grelhas visíveis, graças a tecnologia de vibração embutida no ecrã. Tudo isto poderá justificar um aumento de preço até 100 euros face ao modelo atual. E claro, aqui é que está o ponto mais relevante, porque o iPad mini, para o tamanho que tem, já não é –de todo – extremamente económico ou convidativo no que ao preço diz respeito. Mas logo se verá.
Já internamente, espera-se que o novo modelo venha equipado com o atual processador A19 Pro – o mesmo presente nos iPhone 17 Pro e iPhone Air –, seguindo a lógica da geração anterior, que herdou o A17 Pro dos iPhone 15 Pro.
Finalmente, se os rumores se confirmarem, o iPad mini com OLED chegará no final de 2026, seguido do iPad Air com OLED em 2027. Já o MacBook Air com esta tecnologia só deverá surgir em 2028. Ou seja, falta ainda algum tempo para que este novo iPad mini veja a luz do dia.