Partilhar

Novos iPad (A19) e iPad Air (M4) poderão estar para chegar em breve

Com o ano a aproximar-se do fim, começam a surgir pistas sólidas sobre aquilo que a Apple está a preparar para a sua gama de iPads em 2026. Alegadamente, um documento interno de código pertencente a uma versão preliminar do iOS 26 revelou detalhes interessantes sobre os próximos modelos. Ao que tudo indica, a Apple quer aproximar os modelos mais acessíveis do nível de desempenho dos topos de gama. 

Ora, mas o que podes esperar? Por um lado, o iPad mais barato deverá receber uma atualização de peso. Os modelos identificados internamente como J581 e J582 surgem equipados com o processador A19, o mesmo presente no iPhone 17. Isto representa um salto significativo face ao atual A16, não só na velocidade, mas também na RAM, passando de 6GB para 8GB. 

a close up of the back of a cell phone
Photo by James Yarema / Unsplash

Este reforço não é apenas técnico e significa que o iPad de entrada finalmente terá capacidade para suportar funcionalidades relativas à Apple Intelligence, algo que o modelo atual não consegue fazer. Porém, a Apple deverá manter o design, ecrã e câmaras, mas introduzirá também o processador N1. 

Por outro lado, a fuga de informação confirma ainda que o próximo iPad Air vai transitar para o processador M4, sucedendo ao M3 lançado este ano. Embora a diferença entre gerações não seja tão dramática como no caso do iPad (Standard) referido anteriormente, quem tiver modelos mais antigos deverá notar uma melhoria clara no desempenho. 

Os modelos referidos deverão manter o mesmo design e especificações de ecrã e câmara. Tal como o novo iPad base, também o Air passará a integrar o N1, prometendo ligações mais rápidas e menor latência. 

Sem referências aos restantes iPad – mini e Pro –, espera-se portanto que sejam os iPad e iPad Air as estrelas que se seguem em matéria de tablets para o ano de 2026. Veremos se será mesmo assim ou se haverá algo por desvendar por parte da empresa de Cupertino no futuro.