O espírito de Natal também pode estar no teu Mac!

Personaliza o teu Mac à medida da quadra festiva mais bonita do ano!
Escrito por Pedro Alves e
4 mins de leitura
O espírito de Natal também pode estar no teu Mac!
Publicidade
Publicidade

Está a chegar aquela bonita altura do ano em que o nosso espírito festivo ganha um novo fulgor, tudo graças ao Natal. As decorações natalícias marcam presença em todos os espaços, e ajudam a transmitir a serenidade, a paz e a alegria que são típicos e necessários nesta ocasião.

Se em casa montamos uma árvore, penduramos ornamentos e iluminamos os espaços comuns, porque não alastrar este estado de graça aos objetos que usamos com mais frequência, como é o caso do computador? Vamos ver como podemos integrar o nosso Mac nas festividades, e assim manter um sorriso mesmo quando o usamos para trabalhar durante horas a fio.

Usa um papel de parede Natalício

A forma mais básica de personalização é talvez aquela que mais chama a atenção: a mudança do fundo da secretária do teu Mac. Como tal, escolhe uma bonita foto ou imagem alusiva ao Natal, e coloca a mesma como papel de parede. Para isso, basta clicares com o botão direito do rato (ou gesto compatível no touchpad) numa zona vazia da secretária, e selecionares a opção "Alterar papel de parede...".

Altera os ícones das pastas

Sabias que é possível alterar os aborrecidos ícones azuis das pastas do Mac para algo completamente ao teu gosto? Aproveita esta possibilidade e dá-lhes também uma decoração festiva! Para isso:

  • Escolhe a imagem que queres usar como ícone, e copia-a;
  • Seleciona a pasta a personalizar, e pressiona command+i;
  • No quadro que vai abrir, clica no ícone azul da pasta, no canto superior esquerdo, para o selecionar;
  • Pressiona command+v para colar a imagem copiada no primeiro passo. E já está!

Utiliza widgets personalizados

Uma outra forma de personalizar o nosso Mac é através do recurso a widgets. Apesar do macOS não ser muito amigável no que a este recurso diz respeito, há diversas aplicações disponíveis na App Store para Mac que desbloqueiam o potencial desta ferramenta. Uma delas é a Color Widgets, que é gratuita e oferece diversos modelos que podemos individualizar consoante o nosso espírito natalício.

Muda a aparência da seta do rato

Sabias que no macOS podes personalizar até o cursor do rato? Pois é, a pequena seta que nos ajuda em tudo pode ganhar uma nova personalidade. Porque não aproveitar a ocasião para a fazer corresponder com as cores de Natal? Para isso:

  • Abre as Definições do Sistema, seguido de Acessibilidade;
  • Seleciona Monitor;
  • Desliza até à zona destinada ao cursor, e mexe nas cores ao teu gosto.

Troca o fundo do Safari

Uma das utilizações mais comuns do Mac é a navegação na internet. Então, porque não personalizar também o fundo da página principal do browser nativo do sistema, o Safari?

Após escolheres a imagem ou foto natalícia da tua preferência, basta abrires uma nova janela ou separador do Safari, clicares com o botão direito do rato (ou gesto compatível no touchpad) numa zona vazia, e selecionares a opção "Escolher fundo...". Depois, basta navegar até à pasta onde se encontra a imagem em questão e aplicar a mesma.

Põe um Memoji com chapéu de Pai Natal como foto de perfil

Todos adoramos criar memojis de nós próprios, e dar-lhes um toque individual que faça com que sejamos mais facilmente reconhecidos. Ora, já que é Natal, porque não incluir um chapéu de Pai Natal como acessório nesta nossa representação fotográfica virtual? Para isso:

  • Abre as Definições do Sistema;
  • Clica no teu nome, que aparece em cima à esquerda;
  • Pousa o rato sobre a tua foto/memoji, e escolhe "editar";
  • A partir daqui podes criar ou editar o teu memoji, e acrescentar-lhe então um chapéu de Pai Natal; o mesmo encontra-se nos Acessórios para a cabeça, na última fila. Depois de o selecionares, colocas a primeira cor como vermelho e a segunda como branco. E pronto!

Aqui ficaram algumas sugestões que esperemos que te façam vivenciar o espiríto natalício em todas as suas vertentes. Não te esqueças que tens ao teu dispor também uma imensidão de filmes e músicas sobre esta época, quer no Apple TV+, quer no Apple Music. Feliz Natal!

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo