Da lista infindável de rumores imortais sobre a Apple, o rumor do tal carro autónomo definitivamente é o zombi mais difícil de matar. Não que eu não acredite que a Apple esteja a fazer ALGUMA COISA relacionada ao setor automotivo. Mas essa história do carro nunca me convenceu.
Os primeiros rumores surgiram lá em 2014, quando disseram que Tim Cook havia dado a autorização para o projeto ser iniciado e havia colocado um ex-executivo da Ford na liderança da coisa toda. De lá para cá, os rumores já tomaram possivelmente todas as formas que eles já poderiam tomar (na verdade é uma minivan, na verdade é um serviço e não um produto voltado para o consumidor final, na verdade é relacionado ao Apple Maps, na verdade…), mas o carro que é bom, até agora – quase 10 anos depois – nada.
Esse rumor imortal do carro faz-me lembrar de outro rumor que passou anos a ser dado como certo, mas que nunca virou realidade: a televisão da Apple. Por anos e mais anos, liderado pelo analista Gene Munster, o mercado de rumores não conseguiu passar mais do que 1 semana sem dar como completa certeza o facto de que a Apple estava preeeeestes a lançar um televisor, que nunca veio.
Em 2012, a certeza já era tanta, que Munster cravou que os televisores chegariam em 2013 nas opções de 42 e 55 polegadas, custando entre US$ 1,500.00 e US$ 2,000.00. Essa notícia, repetida até à exaustão, virou uma espécie de certeza-extra oficial de que o lançamento da TV era algo inevitável. Questão de tempo. Assim como é a certeza do carro nos dias de hoje.
Lembram-se de quando a Apple reformou parte da rua do auditório Bill Graham Civic Center, em São Francisco, dias antes de fazer um evento por lá, e todos concluíram que era porque ela finalmente mostraria para todos o tal carro elétrico que ela vinha a desenvolver? Isso foi em 2015.
É claro que não há dúvidas que a Apple esteja a fazer ALGO para o setor automotivo. As milhares de contratações de engenheiros, cientistas e executivos da área certamente têm um motivo. E também é claro que fazer um carro, do começo ao fim, não está fora da gama de possibilidades até mesmo pela questão financeira. Hoje, a Tesla vale mais do que a Ford e a GM somadas e multiplicadas algumas vezes, por exemplo, mesmo tendo uma capacidade atual de produção infinitamente menor. Tudo bem que um investidor vive do futuro, mas ainda assim o argumento mantém-se. Mesmo que a Apple não tenha condições de concorrer com as montadoras tradicionais ou modernas, um carro autónomo certamente ajudaria a incrementar o valor de mercado da Apple.
Tirando essa motivação financeira (que sempre existiu na Apple, mas que é bem mais transparente na Apple de Tim Cook), ainda parece muito distante da realidade a ideia da Apple lançar um carro inteiramente dela. Sempre me pareceu fazer mais sentido ela lançar um sistema operativo inteligente para o carro ao invés de um carro completo, assim como sempre me pareceu fazer bem mais sentido a Apple lançar um sistema operativo para a TV ao invés de uma TV completa. Nos dois casos, a instalação de um acessório com um modelo compatível abre um mundo de possibilidades sem que a empresa tenha que fabricar o produto final.
Isso vai contra a premissa de fazer o próprio hardware e o próprio software que regeu boa parte da história de empresa? Certamente. Mas para um projeto que vem a patinar desde 2014, que já trocou de liderança inúmeras vezes, e que já trocou (segundo fugas de informação) de objetivo dezenas de vezes, cada vez que o rumor do carro ressurge, eu passo os olhos e pareço estar a ler a mesma notícia que foi publicada há 6 meses, há 1 ano, há 3 anos, há 5 anos…
O cenário do setor automotivo mudou muito desde 2014, quando aparentemtne Tim Cook deu o sinal verde para o desenvolvimento do projeto automotivo. Mas se tem uma coisa que não mudou, foi a afobação do mercado de tecnologia em dar como certo um rumor que só ganha atenção justamente por ser repetido diversas vezes. É um ciclo vicioso de auto-afirmação que faz com que um rumor pareça ser verdade como resultado dele próprio ser repetido infinitamente.
Algum dia, pode até ser que a Apple lance um carro. Na verdade, eu até espero que ela lance, mesmo que seja apenas para finalmente colocar um fim a essa história de uma vez por todas. Só espero que, caso esse seja o caso, isso não sirva para dar espaço ao regresso do rumor da TV.
Deixa o teu comentário