Entre as diversas novidades que o iOS 17 vai fazer chegar a todos os iPhones compatíveis, encontra-se especificamente um recurso que promete ajudar a cuidar da saúde ocular dos utilizadores. Falamos da "Distância do ecrã" que, quando ativada, alertará quando o ecrã do iPhone estiver demasiado perto dos olhos.
Os perigos do uso prolongado e incorreto de ecrãs são muitos, e a Apple sabe disso. São várias as doenças que podem desenvolver-se com base nesta premissa, daí a gigante da maçã aconselhar os donos de iPhones a manterem uma distância de uso de, pelo menos, 30 cm. Ora, é precisamente este parâmetro que os iPhones compatíveis vão passar a analisar em tempo real, fazendo para isso uso da câmara de profundidade incluída no módulo do Face ID.
Apesar do iOS 17 ainda se encontrar atualmente em fase beta, já é possível ativar no mesmo a "Distância do ecrã" e testar o seu funcionamento. Para isso:
- Abre as "Definições";
- Toca em "Tempo de ecrã";
- Abre a opção "Distância do ecrã" e ativa-a.
A partir desse momento, o teu smartphone da maçã passará a verificar a distância dos teus olhos ao ecrã e, assim que detetar que a mesma é inferior a 30 cm durante demasiado tempo, irá alertar-te:
Está assim dado mais um passo que demonstra a preocupação da Apple com a saúde dos utilizadores, mas também com a sua privacidade: a gigante de Cupertino refere que todas as informações obtidas com esta ferramenta ficarão unicamente restritas à presença no próprio iPhone.
O que pensam deste recurso? Irão utilizá-lo? Deixem-nos saber!
Deixa o teu comentário