Perder um iPhone não é apenas perder um dispositivo caro. É perder um objeto que concentra fotografias, mensagens, contas bancárias, documentos e acesso a praticamente toda a tua vida digital. Por isso, a Apple reforça que a segurança deve ser pensada em duas fases: antes e depois de um potencial roubou ou furto.
Deste modo, aqui poderás encontrar algumas dicas a aplicar antes deste tipo de infortúnio, mas também depois, caso venha a acontecer.
Como preparar o teu iPhone para o pior
Começando pelo início: a prevenção é a tua maior aliada. Com efeito, há configurações que garantem que, mesmo que o dispositivo caia nas mãos erradas, os danos são mínimos. Consequentemente, atenta nos seguintes passos e, se ainda não os seguiste no teu iPhone, fá-lo assim que possível.

Ativa o “Encontrar iPhone” (Find My)
Esta é a funcionalidade mais importante de todas. Sem ela, não poderás localizar, bloquear ou apagar o dispositivo remotamente, pelo que toma atenção aos simples passos que deves ter em consideração assim que ligares o teu equipamento pela primeira vez.
- Acede a Definições > [o teu nome] > Encontrar > Encontrar iPhone
- Ativa: Encontrar iPhone
- Rede Encontrar
- Enviar Última Localização
Segundo a Apple, se o “Encontrar iPhone” não estiver ativo antes do roubo ou furto, não será possível marcar o dispositivo como perdido nem apagá-lo remotamente. Isto é, aí sim, podes dizer que ficaste sem o teu iPhone para sempre, com quase toda a certeza – e não há muito que possas fazer depois disso.
Ativa a “Proteção de Dispositivo Roubado” (Stolen Device Protection)
Após a introdução no iOS 17.3 e reforçada no iOS 18, esta funcionalidade impede que um ladrão altere definições críticas mesmo que conheça o teu código.
- Vai a Definições > Face ID e Código
- Ativa Proteção de Dispositivo Roubado
Com esta proteção, ações como alterar o código, desligar o “Encontrar iPhone” ou mudar a palavra‑passe do Apple ID exigem Face ID/Touch ID e, em muitos casos, um atraso de segurança de 1 hora se estiveres fora de locais habituais – como a tua casa ou outro local reconhecido pelo iPhone como... habitual.
Usa códigos fortes e biometria
- Define um código alfanumérico ou de 6 dígitos.
- Mantém Face ID ou Touch ID ativos.
Esta é simples. Usares um código com 6 dígitos, bem como desbloqueio por reconhecimento facial ou leitor de impressão digital é o mínimo que podes fazer, mas já um passo consideravelmente importante. Com efeito, a Apple reforça que o código é a chave para todo o sistema. Se alguém o descobrir, pode tentar assumir o controlo do dispositivo. A Proteção de Dispositivo Roubado (anteriormente referido) reduz esse risco, mas não o elimina totalmente.
Protege o acesso rápido ao Modo Avião
Um truque comum de quem obtém ou rouba um iPhone que não é seu, é ativar o Modo Avião para impedir que o iPhone seja localizado. Assim, algo que podes fazer de imediato é retirares essa possibilidade da equação. Como? Do seguinte modo:
- Desativa o acesso ao Centro de Controlo no ecrã bloqueado.
- Remove o Modo Avião do Centro de Controlo.
- (Opcional) Usa um Atalho que exige Face ID para ativar o Modo Avião.
Mantém cópias de segurança automáticas
Seja por que motivo for, outro aspeto importante é manteres, a todo o momento, o conteúdo do teu iPhone salvaguardado por uma cópia de segurança tão recente quanto possível. Se se suceder o pior, só assim poderás garantir que não perdes fotografias, contactos ou documentos.
- Ativa iCloud Backup
- Ou usa backups encriptados no computador.

Depois do furto ou roubo: o que fazer imediatamente
Se perdeste o teu iPhone, ou se foste vítima de furto ou roubo, a Apple recomenda uma sequência de ações muito clara. Mais, lembra-te que aqui, a rapidez é essencial.
Marca o iPhone como “Perdido” (Lost Mode)
Este é o passo mais importante após o furto/roubo.
- Acede a iCloud.com/find
- Seleciona o teu iPhone
- Clica em Marcar como Perdido
Segundo a Apple, isto faz com que o dispositivo:
- Fique bloqueado com o teu código
- Suspenda cartões do Apple Pay
- Mostre uma mensagem personalizada no ecrã
- Impeça alterações críticas sem Face ID/Touch ID (se tiveres Proteção de Dispositivo Roubado ativa)
A Apple reforça que não precisas de um código de verificação para entrar no iCloud.com/find, mesmo que o teu dispositivo de confiança tenha sido roubado.
Localiza o dispositivo no mapa
Ainda em iCloud.com/find, podes verificar a sua localização. A Apple é clara: não tentes recuperar o dispositivo sozinho. Se aparecer num local desconhecido, deves contactar as autoridades locais, sempre.
Apaga o iPhone remotamente (se necessário)
Num cenário menos positivo, ae acreditas que não vais recuperar o dispositivo. Ainda dentro da página iCloud.com/find, escolhe Apagar iPhone. Isto remove todos os dados pessoais, mas mantém o bloqueio de ativação, pelo que mais ninguém poderá usar o dispositivo.
Altera a palavra‑passe do Apple ID
Se o “Encontrar iPhone” não estava ativo, este é o passo mais importante. O que deves fazer? Ir até appleid.apple.com e alterar a palavra‑passe imediatamente. Do mesmo modo, a Apple recomenda isto para impedir que alguém aceda a iCloud, Mensagens, Fotos ou outros serviços ligados ao Apple ID.
Assim, seguindo estes passos, poderás não só antecipar algo menos positivo que possa acontecer, mas, mais ainda, ter quase a certeza que, na eventualidade de algo correr menos bem, conseguirás minimizar os danos de um furto ou roubo.
E claro, se este for o caso, contacta as autoridades e trabalha em conjunto com elas para que possas ter a certeza que farás o que está ao teu alcance para recuperares o teu equipamento, sem que para isso te tenhas de submeter a posições menos seguras.