O novo Apple CarPlay está a chegar, e isto é tudo o que já sabemos sobre ele
  • Home
  • Notícias
  • O novo Apple CarPlay está a chegar, e isto é tudo o que já sabemos sobre ele
Miguel Valente

O novo Apple CarPlay está a chegar, e isto é tudo o que já sabemos sobre ele

PUB

A próxima geração do Apple CarPlay foi dada a conhecer ao mundo na WWDC de 2022, e logo nessa altura fez levantar o público da cadeira. O conceito que conhecemos hoje mas expandido a todos os ecrãs do carro, e com integração nas funcionalidades vitais da viatura, é um salto enorme na direção certa.

Este ano deverão chegar ao mercado os primeiros automóveis compatíveis com esta funcionalidade, mas antes disso acontecer queremos fazer uma breve ronda em torno de tudo o que já se sabe sobre o futuro e renovado CarPlay.

As novidades do Apple CarPlay

Aston Martin com o novo Apple CarPlay

Os últimos detalhes surgiram através da primeira beta do iOS 17.4, que apresenta uma lista abrangente de novidades, delineando como o novo Apple CarPlay irá revolucionar a experiência de condução, em comparação com a versão original. Desde oito novas aplicações até widgets centrados no estado do veículo, os condutores poderão personalizar extensivamente a sua experiência.

Apple

O novo Apple CarPlay não estará disponível para automóveis já equipados com o CarPlay “antigo”. Ele estreará só em veículos concebidos especificamente para esta versão, os quais devem ter mais do que um ecrã. Enquanto o CarPlay "antigo" opera num único painel, a nova versão está pensada para se estender por todo o tablier, incluindo o painel de instrumentos atrás do volante.

Apple

Embora ainda não tenha sido lançado nenhum veículo com esta tecnologia, a gigante de Cupertino está a preparar o terreno com a atualização do iOS 17.4, prevista para lançamento em março. Esta nova versão do iOS trará consigo uma série de novas aplicações para o CarPlay, incluindo:

  • Auto Settings: para ajustar as configurações relacionadas com iPhones emparelhados com o veículo;
  • Car Camera: para exibir a visão da câmara traseira do veículo em tempo real;
  • Charge: para fornecer informações sobre a bateria em veículos elétricos;
  • Climate: para controlar a temperatura do interior do veículo;
  • Closures: para informar sobre o estado das portas e emitir avisos de portas mal fechadas;
  • Media: para controlar opções de entretenimento;
  • Tire Pressure: para monitorizar a pressão dos pneus e emitir alertas;
  • Trips: para fornecer dados sobre a condução - incluindo a velocidade média do veículo, eficiência de combustível ou eficiência energética, o tempo total decorrido e a distância percorrida numa viagem, etc.

Além disso, muitas destas funcionalidades terão widgets que podem ser colocados em vários painéis do carro, oferecendo informações rápidas e convenientes.

Disposição possível dos widgets (esquerda) e aplicações (direita) no CarPlay 2.
Disposição possível dos widgets (esquerda) e aplicações (direita) no novo Apple CarPlay

Fabricantes de automóveis que já anunciaram a compatibilidade com o novo Apple CarPlay

Até agora, apenas a Aston Martin e a Porsche confirmaram que lançarão novos modelos de carros este ano compatíveis com o novo CarPlay. Mas outros fabricantes também assinaram o acordo com a Apple e é provável que anunciem em breve novos modelos compatíveis. Entre eles estão Acura, Audi, Ford, Honda, Infiniti, Jaguar, Land Rover, Lincoln, Mercedes-Benz, Nissan, Polestar, Renault e Volvo.

Porsche com o novo Apple CarPlay

A expectativa é de uma adoção generalizada desta tecnologia nos veículos modernos durante os próximos anos. Convém relembrar que, em última instância, a implementação de tudo o que é necessário para o correto funcionamento do novo CarPlay nas viaturas está fora do controlo da Apple; são os fabricantes automóveis que mandam nos seus produtos, por isso teremos de depositar a nossa fé apenas e só nos mesmos...

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Notícias