Uma patente recentemente registada pela Apple deixa antever algumas intenções futuras, que a empresa poderá implementar numa próxima versão do HomePod. Com efeito, a deteção de espaço e movimento conseguirá ser elevada a um nível nunca visto até agora.
O atual HomePod já é capaz de fazer uma leitura do espaço envolvente, de forma a ajustar a sua acústica de acordo com a divisão onde se encontra. No entanto, é intenção da Apple ir mais além, e dotar a sua coluna inteligente de capacidades de percepção de movimentos tais como dança, gestos, acenos, ou até mesmo entrada e saída de pessoas de divisões.
Para isto ser possível e legal, a patente em questão inclui a monitorização da atividade dos utilizadores na sala onde estiverem situados, de forma a possibilitar ao assistente virtual a execução automática de ações, mesmo que ninguém tenha expressamente solicitado o desencadeamento das mesmas. Por exemplo, se o dispositivo em questão, seja o HomePod ou outro, perceber que a última pessoa presente saiu de determinada divisão, irá parar a reprodução de música automaticamente. Da mesma forma, se um outro dispositivo semelhante mas presente noutra divisão detetar a chegada de indivíduos, poderá ser capaz de retomar a reprodução musical que estava a decorrer na sala onde os mesmos se encontravam anteriormente.
Além deste tipo de ações, a Apple refere que este sistema inteligente poderá ser capaz de reconhecer vontades dos utilizadores através de movimentos, como por exemplo rodar a mão para alterar o volume, ou outro gesto para pausar a reprodução.
Apesar de potencialmente interessante e inovadora, a patente em questão é apenas mais uma entre as centenas que são registadas pela Apple todos os anos, pelo que não há garantias que alguma vez esta tecnologia venha a ser implementada num produto final.
Deixa o teu comentário