A menos de dois meses de, supostamento, ser anunciado o próximo grande produto da Apple, são várias as funcionalidades e as tecnologias que podemos esperar ver no novo headset de realidade mista da empresa. Com isso em mente, juntamos dez características cujos rumores dão conta que vão estar incluídas neste equipamento, que deverá ser apresentado já no próximo dia 5 de junho, durante a WWDC 2023.
Ecrãs Micro-OLED 4K
Ao que tudo indica, serão utilizados dois ecrãs 4K de tecnologia micro-OLED, fabricados pela Sony, com uma densidade de até 3000 píxeis por polegada. Estes componentes serão fabricados diretamente no invólucro do chip, permitindo assim que sejam mais pequenos e finos.
A Apple adotará um design que visa bloquear a luz exterior, e a qualidade poderá ser ajustada de acordo com a visão periférica do utilizador, de forma a reduzir o poder de processamento necessário para o dispositivo se manter a funcionar.
Câmaras integradas
De forma a capturar o mundo envolvente, o headset da Apple deverá contar com um bom número de câmaras, quer viradas para o exterior, quer para o próprio utilizador. O intuito destas últimas é ler o movimento das pernas, que será um dos fatores distintivos deste produto.
Leitor de íris
Por razões de segurança e privacidade, é expectável que este headset traga integrado um leitor de íris, que terá como principal funcionalidade avaliar o padrão do olhar do utilizador.
Fontes dão conta também que este leitor poderá ser utilizado como forma de autenticação, à semelhança do que acontece com o Face ID e o Touch ID.
Rastreamento de expressão facial
As câmaras de realidade virtual e aumentada deverão ser capazes de interpretar expressões faciais, traduzindo os resultados em movimentos de avatares virtuais. Por exemplo, se o utilizador sorrir, o seu emoji virtual também sorrirá.
Métodos de controlo
Movimentos das mãos serão interpretados através de sensores 3D, e poderá existir também neste headset um sensor de pele humana. O controlo vocal também marcará presença, para interação com a Siri.
Escrita no ar
Para introdução de texto, o novo dispositivo deverá contar com uma funcionalidade de escrita no ar, com o headset a reconhecer os movimentos das mãos e dos dedos de forma a traduzir os mesmos em letras e palavras.
Design fino e leve
A Apple visa o fabrico de um equipamento extremamente confortável de utilizar, logo o seu headset deverá ser fabricado com uma malha em tecido e componentes de alumínio. Desta forma, deverá ser mais fino e leve que os seus concorrentes, e consequentemente mais cómodo em uso prolongado.
Bateria externa
A gigante da maçã tem em cima da mesa a adoção de uma bateria externa, com vista a alimentar o futuro headset ininterruptamente; assim, quando uma acabar, rapidamente se muda para outra, sem prejuízo da experiência.
Aplicações externas
O futuro headset de realidade mista da Apple correrá o seu próprio sistema operativo, que deverá chamar-se algo como "Reality OS". Desta forma, é expectável que os desenvolvedores criem aplicações específicas para esta plataforma, o que aumenta ainda mais o seu caráter de exclusividade.
Chip Apple Silicon
Diversos rumores dão conta que o próximo inovador equipamento Apple deverá ser alimentado por dois chips proprietários da empresa, que deverão ser M2. Desta forma, a performance está garantida, assim como a independência de outros equipamentos, tais como o iPhone ou o Mac.
Deixa o teu comentário