O que queremos ver no iOS 15

O que queremos ver no iOS 15

Com a WWDC 2021 a aproximar-se a todo o gás, a ansiedade de ver o iOS 15 e todas as suas novas funcionalidades aumenta. Sabe todos os nossos desejos.

Com a WWDC 2021 a aproximar-se a todo o gás, a ansiedade de ver as novas versões dos sistemas opertativos da Apple aumenta juntamente com o desejo de poder instalar as primeiras betas. Entre elas, o iOS 15.

Como nem só de rumores se faz a vida, levantou-se a questão: que funcionalidade gostava mesmo, mesmo que a Apple introduzisse nesta próxima versão do iOS 15? Bem, foi isso mesmo que fui perguntar à equipa do iFeed e, eis os desejos da tua equipa favorita para a próxima iteração do iOS.

Melhorias significativas no HomeKit

Sou fã de domótica, de casas inteligentes e, no fundo, de tudo o que me possa tirar um pouco de trabalho no dia a dia. Persianas que fecham sozinhas quando o sol se põe quando não está ninguém em casa, luzes que se acendem a determinada hora do dia ou até ligar/desligar o filtro do meu aquário quando chega a hora da manutenção.

Nesta aventura de tornar a minha casa inteligente, e sendo eu fã da Apple e do seu protocolo HomeKit, claro que todos os meus smart devices estão ligados à aplicação Casa do meu iPhone. Contudo, é esta mesma aplicação e este mesmo protocolo que eu amava ver elevado a um novo nível com o iOS 15.

Aplicação Casa no iOS 14 HomeKit
Aplicação Casa no iOS 14

Não consigo fazer pequenas tarefas como, por exemplo:

  • Selecionar um efeito específico na minha fita de LEDs;
  • Definir para receber uma mensagem quando o sensor de temperatura do meu aquário deteta valores abaixo ou acima do normal;
  • Dizer à Siri (no meu iPhone) para fechar a persiana e ela fechar apenas a minha e não todas as da minha casa – exatamente como acontece no HomePod, por este saber em que localização se encontra;
  • Sincronizar os fundos das minhas divisões entre todos os meus dispositivos!

Por isso, por favor Apple, tragam-me melhorias no HomeKit e na aplicação casa!

João Valente

Desenvolvimento das opções de personalização e de gestão

O carácter intuitivo dos sistemas operativos da Apple fala por si. Está tudo lá, e quase que de modo auto-explicativo. Mas para utilizadores frequentes, portanto habituados à simplicidade e clareza (aliviados por não terem os labirintos da concorrência), há um conjunto de pequenas coisas cuja implementação (ou em alguns casos, recuperação) faria toda a diferença.

Com este pressuposto em mente, gostaria que iOS 15 criasse as condições para que o utilizador de um iPhone pudesse ter mais domínio sobre a apresentação de informação, personalização e gestão de conteúdos.

Para o efeito, eis aqui uma pequena lista de mudanças  (algumas já existem na concorrência) que, para mim, fariam toda a diferença no uso diário do meu iPhone.

  • Botão para encerrar todas as apps ativas em simultâneo, tal como já acontece no Safari para fechar todas as abas.
  • Modo Always-On no ecrã trancado com informações simples, como por exemplo, as horas e estado do tempo;
Always On no iOS 15. Imagem de Kevin Kal
  • Recuperar a percentagem da bateria no ecrã principal ao lado do respetivo ícone;
  • Personalização direta dos Widgets na própria página do ecrã onde eles se encontram;
  • Tal como já acontece com o serviço de streaming de música, ter a possibilidade de também definir o Assistente Digital e mapas não Apple como primeiro recurso;
Opção de selecionar qual a assistente virtual no iOS 15. Imagem de Kevin Kal
Opção de selecionar qual a assistente virtual no iOS 15. Imagem de Kevin Kal
  • Ter a possibilidade de colocar os ícones das apps onde quero e não apenas uns ao lado dos outros.

Mas o desenvolvimento para mim fundamental que ocorresse no iOS 15 seria ter acesso aos conteúdos da categoria "Outro" na gestão de armazenamento de espaço do iPhone. Esta malfadada e fantasmagórica secção, pesada e incómoda na última linha da extensa lista de aplicações, não permite verificar que conteúdos que ali se encontram, e muito menos apagar seja o que for para libertar esse precioso espaço.

E esta modificação poderia resolver mesmo muitos problemas, principalmente até porque o iPhone, como sabemos, não permite a expansão de espaço de armazenamento através de um cartão Micro-SD.

E já agora, não tendo nada que ver com isto, ainda gostaria de ver um aprofundamento da utilização do sensor LiDAR na criação de modelos 3D em aplicações como a Fita Métrica.

Gonçalo Antunes de Oliveira

iOS 15? Deixem-me sonhar!!

Quando o João Valente me lançou o desafio de sugerir algumas funcionalidades que eu gostaria de ver no iOS 15, honestamente a primeira que surgiu na minha mente foi:
“Eu quero um iPhone com dual boot capaz de rodar iOS e macOS”.

É mais provável acertar no Euromilhões eu sei, mas se é para construir o iOS ideal, eu quero muito isso. Pensem comigo, chegar ao escritório e ligar o iPhone ao monitor e temos o macOS a funcionar, plug and play, rato e teclado conectam-se automaticamente, à boa maneira Apple.

Vá lá, pode ser uma versão lite sem capacidade para tarefas mais exigentes para não esquentar o “bichinho”, mas o macOS já funciona com processadores com a arquitetura ARM, por isso não me venham dizer que não é possível.

Apple Pencil no iOS 15, porque não?

Passando para funcionalidades mais realistas (ou não), porque carga de água eu não posso usar o meu Apple Pencil no iPhone. Não preciso de mini Pencil, muito menos de buracos para os esconder, só quero que ele funcione.

Não imaginam vocês a quantidade de vezes que estou a usar o Pencil no iPad e estendo a mão para mexer em algo no iPhone com o dito.

Não é uma questão de necessidade, é apenas utilidade e comodidade, afinal de contas é para isso que investimos milhares de euros em produtos Apple.

Suporte para Apple Pencil no iPhone com o iOS 15
Suporte para Apple Pencil no iPhone com o iOS 15

Ainda os widgets…

Foram a grande novidade do iOS 14, fizeram burburinho e mudaram a forma como muitos de nós interagimos com os nossos iPhones.

Mas eu preciso de mais, eu quero widgets realmente interativos, com botões para dar Play ou Pause no Apple Music, por exemplo.

Ou porque não poder ver as fotos de um determinado álbum no widget da app Fotografias e poder diretamente fazer uma partilha.

Um sem número de ações se poderiam desencadear com esta alteração e tornariam os widgets mais do que um mero bibelô no nosso ecrã.

Nuno Rocha

Siri Portuguesa no iOS 15? Sim, por favor!

Este desejo está bem espalhado pela comunidade portuguesa de utilizadores Apple e é algo que iria mudar a forma como utilizamos a nossa assistente virtual favorita.

Grande parte dos utilizadores Apple usufruem da Siri com o idioma Inglês ou com idioma Português do Brasil, mas continuam ansiosamente à espera de uma Siri com idioma Português de Portugal.

Siri em Português de Portugal no iOS 15
Siri em Português de Portugal no iOS 15

Imagina não teres que te preocupar em mudar de idioma para falar com a Siri na tua casa inteligente, muito menos com a forma como constróis as frases ou pronuncias os teus comandos. Seria algo realmente incrível!

Pessoalmente, já me habituei à Siri com idioma inglês mas sonho com a facilidade e com a conveniência de a usar com o idioma português de Portugal.

Este é o meu grande desejo para o novo iOS 15!

André Morais

Split Screen de presente de Natal, por favor...

Penso muito em quão útil seria poder abrir qualquer aplicação ao lado da aplicação Notas, aquela aplicação para todas as partes da vida, desde listas de desejos, a receitas, a diários e a notas rápidas. Se este é o maior exemplo que me vem à cabeça, sei que tu daí pensarás em muitas outras combinações de aplicações que, abertas simultaneamente no ecrã, fariam a tua vida mais simples.

Sei que a este ponto as minhas hipóteses de acertar são muito escassas, depois de tudo o que a Apple tem indicado.

Split Screen no iOS 15. Imagem de Kevin Kal
Split Screen no iOS 15. Imagem de Kevin Kal

Até compreendo que expliquem com ser mais útil poder trabalhar num ecrã dividido no iPad – porque é – mas hoje em dia, os ecrãs dos iPhones são tão grandes que em muitos momentos era extremamente útil poder partilhar este entre duas aplicações, acabando por justificar a sua empregabilidade neste.

É algo tão vulgarizado em outros dispositivos que até me sinto mal em pedir este desejo simples mas, vá lá Apple, só desta vez...

Joana Cabral


E estes são os desejos da equipa do iFeed para o iOS 15. Alguns deles mais concretizáveis do que outros, contudo, dá para ter uma boa ideia de que diferentes pessoas dão diferente uso ao seu smartphone e, por isso, pedem diferentes funcionalidades.

Claro é que, como todos sabemos, a Apple não pode dar ouvidos a todos os utilizadores e colocar tudo no sistema operativo. É preciso fazer uma gestão cuidadosa das funcionalidades e recursos a implementar para que estes estejam ao nível a que a empresa sempre nos habituou.

Feito isto, agora resta-nos esperar para descobrir quais serão mesmo as novidades deste iOS 15.

Ainda assim, aproveito para te questionar, qual a funcionalidade que mais querias ver neste iOS 15? Conta-nos tudo nos comentários!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.