O que tem o iPhone 13 que o 12 não tem?

O que tem o iPhone 13 que o 12 não tem?

Se estás na dúvida sobre qual novo smartphone deves comprar, fica aqui com as principais diferenças entre o iPhone 12 e o novo iPhone 13.

Nuno Rocha
∙ 3 minutos de leitura

Se não vives numa gruta isolada do mundo, certamente já te apercebeste que inicia hoje (17 de setembro) a pré-venda do novo alinhamento dos iPhones 13.

Desde o mini ao Pro Max, o que com toda a certeza será o mais vendável é o iPhone 13 de 6.1 polegadas.

Já no passado os iPhones 11 e 12 foram destaques nas vendas e existe uma lógica para isso, é neste segmento que regularmente reside o melhor compromisso, qualidade/preço.

Ano após ano vão sendo introduzidas novas características, e novos apontamentos que vão melhorando este líder de segmento.

Este ano existem diferenças, que apesar de mais ténues que em 2020, podem fazer a diferença para ti.

Processador

O novo processador A15 Bionic dos iPhones 13 e 13 Pro

É uma das principais diferenças, este ano temos no iPhone 13 o novo A15 Bionic e claro como habitual é “o processador mais rápido de sempre”, e traz mais uma vez melhorias ao nível da velocidade, dos gráficos e da gestão da bateria.

Bateria

É para mim um dos fatores que ajudaria a decidir a favor do iPhone 13. A bateria está maior, com mais mAh (miliampere-hora) que juntamente com o A15 Bionic vai providenciar um pouco mais de “vitamina” para o  equipamento.

De facto, eu que “baixei” do iPhone 11 Pro Max para o iPhone 12, em busca de um smartphone um pouco mais pequeno e leve, sofri algumas semanas até readaptar a minha utilização à autonomia do iPhone 12.

Capacidade de armazenamento

Pois é, já vem tarde, penso que todos estamos de acordo, mas finalmente o armazenamento base do iPhone 13 passou para os 128GB.

É de facto o mínimo exigível para os dias de hoje, os 64GB ainda me vão chegando, mas só graças à subscrição do iCloud.

Por isso já sabes, todo o alinhamento do iPhone 13 começa nos 128GB de armazenamento.

iPhone 13

Novas características de vídeo e câmaras

O novo Modo Cinematográfico é também comum a toda a série do iPhone 13. De forma muito sucinta é um processo que permite o efeito de desfoque do fundo quando se está a fazer um vídeo, com mais capacidades para focar por exemplo uma segunda pessoa no mesmo frame.

Vejam o vídeo abaixo e ficarão esclarecidos sobre este recurso.

Para além disso em relação ao iPhone 12 foi também introduzida a estabilização ótica da imagem, por meio do movimento do próprio sensor. Esta tecnologia introduzida no ano passado nos modelos Pro do iPhone 12, está este ano também nos modelos de entrada de gama da série 13.

Design

Aqui não há mesmo muito a assinalar, apenas uma nova disposição das duas câmaras que passaram agora para a posição diagonal.

Já na parte frontal, a redução do complexo de reconhecimento facial permitiu a diminuição do tamanho do malfadado entalhe ou notch, como lhe preferires chamar.

Diferenças entre o notch do iPhone 12 (à esquerda) e o do iPhone 13 (à direita)

Não esquecendo claro algumas novas cores que completam uma panóplia que deve agradar a todos os gostos, Rosa, Azul, Meia-noite, Luz das estrelas e (PRODUCT)RED.

As novas cores do iPhone 13

Valerá mesmo a pena comprar o iPhone 13?

Essa é a questão que vocês querem respondida, e eu começo por dizer que a minha opinião só se baseia nos dados disponíveis porque a esta data ainda não tive a oportunidade de experimentar o iPhone 13, aliás ainda quase ninguém terá tido.

Contudo, tenho um iPhone 12 e consigo com mais rigor potenciar as melhorias previstas.

Posto isto, a minha conclusão é que se tens um iPhone 11 ou inferior/anterior, vale a pena o upgrade para o iPhone 13.

Caso tenhas o iPhone 12 claramente o ganho não compensará a troca.

Obviamente que isto é só a minha opinião baseada na experiência pessoal e nos números e características anunciados, a decisão final deverá ser sempre de acordo com a tua consciência e orçamento.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.