Katherine Maher a sorrir no palco da Web Summit 2023 com os braços esticados ao alto.
Miguel Valente

Olá, Web Summit. Olá, Katherine Maher!

PUB

A cerimónia de abertura da Web Summit 2023, com Filomena Cautela como host, ficou marcada pela presença da nova CEO, Katherine Maher.

Katherine Maher no palco da Web Summit 2023 vista de perfil a partir do lado direito do palco.

Katherine esteve no palco da Altice Arena em 2019 e ficou inspirada com o público e com a missão da Web Summit na procura de um futuro mais brilhante. A nova CEO sublinhou a importância da tecnologia não só como agente de união mas também de divisão, mas fez questão de posicionar a Web Summit como um evento de união.

Abordou, sem receio, a saída de Paddy Cosgrave, referindo que todos temos direito a exprimir livremente as nossas opiniões, mas que devemos pesar o impacto do que dizemos. Quanto ao futuro da Web Summit, indicou que continuará a ser o lugar mais importante para conectar pessoas na missão de desenvolver tecnologia para o bem do progresso.

Katherine Maher deu ainda o mote para o grande tema da edição deste ano, afirmando que a Inteligência Artificial pode ser incrível para o futuro, mas que há ainda muito por descobrir e que é natural o receio em relação ao que pode correr mal, fazendo algo como uma transição para a primeira talk da cerimónia.

A primeira conversa foi protagonizada por Cristina Fonseca, Managing Partner na Indico Capital Partners e co-fundadora da Talkdesk, e Vasco Pedro, Co-fundador e CEO da Unbabel. Com a moderação de Neuza Almeida, da Forbes Portugal, conversaram sobre a importância da Inteligência Artificial para o futuro. Vasco Pedro fez ainda um teaser de uma talk que protagonizará amanhã, às 14, e em que vai demonstrar uma tecnologia de comunicação por pensamento. Cristina salientou a importância de um processo gradual do uso de AI que possa construir uma base de confiança entre as pessoas e a tecnologia, para que, no futuro, possamos entregar as rédeas de certas atividades à inteligência artificial.

Cristina Fonseca (à esquerda) e Vasco Pedro (à direita) no palco da Web Summit 2023 sentados em cadeiras. Cristina está a gesticular enquanto fala.

Jimmy Wales, co-fundador da Wikipedia, conversou com Ryan Heath sobre a possibilidade do ChatGPT constituir uma ameaça para a Wikipedia. O próprio Jimmy afirmou ser um grande apreciador do ChatGPT, mas referiu que os erros que ainda marcam a nova tecnologia não permitem que seja uma ferramenta complementar à Wikipedia, pelo menos por agora. Ainda assim, não fechou a porta ao uso do ChatGPT, para otimizar a pesquisa e fez um pitch de algumas ideias em que este pode ser usado como suporte para a Wikipedia, destacando sempre a importância do ser humano em todo o processo.

Jimmy Wales (à esquerda) e Ryan Heath (à direita) no palco da Web Summit 2023 sentados em cadeiras.

A cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, que destacou a importância da cidade de Lisboa como "fábrica de unicórnios" e "porto seguro da inovação" e do Ministro da Economia, António Costa Silva.

Tudo o que precisas de saber sobre a Web Summit 2023 vai estar aqui no iFeed.


COBERTURA PATROCINADA

A cobertura de um evento com esta envergadura requer a mobilização de diversos meios, quer técnicos, quer humanos. Assim, é com enorme satisfação que fazemos um agradecimento especial a quem ajudou o iFeed a tornar tudo isto possível: falamos da Funn Media, que gentilmente aceitou patrocinar a nossa cobertura à Web Summit 2023. A Funn Media é a empresa por trás da criação e desenvolvimento de um leque variado de aplicações, tais como WaterminderHit the Island e FitnessView, entre outras. Sem o seu apoio, seria muito difícil à nossa equipa reunir os recursos necessários para fazer chegar até ti, em tempo útil, o conteúdo de qualidade que a ocasião exige. Obrigado Funn Media!

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Notícias Web Summit 2023