• Home
  • Opinião
  • Opinião - Foram 45 minutos à Apple, falta a segunda parte
Opinião - Foram 45 minutos à Apple, falta a segunda parte
Pedro Henrique Carvalho

Opinião - Foram 45 minutos à Apple, falta a segunda parte

PUB

O evento “Let Loose” da Apple já passou. Semana após semana, a falar dos novos iPad Pro, Air, Apple Pencil e muito mais, acabou por se saber tudo o que os rumores indicavam em redor das novidades “portáteis” da empresa norte-americana. 

A verdade é que, mesmo quando o evento parecia, de acordo com os leaks ser mais breve do que o esperado, a empresa de Cupertino acabou por se mostrar bem capaz de o alongar e podia ter dado para mais ainda. 

Deixando os Air um pouco de lado, e focando no que realmente importa, os iPad Pro... 

Os iPad Pro foram uma agradável surpresa. Apresentaram-se com o novo M4 da Apple, e tornaram quase todos os modelos que os antecederam ligeiramente obsoletos, ainda que assim não o seja. 

Isto é, como utilizador do iPad Pro de 11 polegadas com M1, o novo, já com M4, parece um salto tecnológico real e relevante, ainda que não se possa dizer que assim o seja na realidade. 

Mesmo assim, é impressionante pensar que a compaginação do iPadOS com o M4 pode vir a produzir frutos não antes vistos num dispositivo móvel, muito menos num tablet. E claro, que a Apple terá dado um pontapé de saída para uma realidade que alguns parecem querer ignorar: iPads são substitutos de computadores, ou podem ser. 

Até de Nano se falou, de tanta que foi a música em torno dos iPad Pro 

Um dos outros aspetos que teve menor relevo no evento, mas que parece ser tão interessante quanto promete é a nova aplicação que ficará disponível para iPad e iPhone. 

Final Cut Camera é a aplicação em questão. Permite a gravação de vídeos e fazer streaming dos mesmos de volta para um iPad, além de fornecer mais funcionalidades para os mais aficionados. Para já, ainda que se pareça algo criado para o âmbito profissional, a verdade é que não é de todo habitual vermos a Apple anunciar algo do género, e poderá ficar aqui uma indicação para futuro. 

O Apple Pencil Pro também se revelou bastante interessante...

Ainda que possa ser um pouco repetitivo daquilo que se via vendo por parte da Samsung, no que toca aos controlos que saltam do ecrã aquando da sua utilização, há um aspeto que não pode ser ignorado. 

O novo giroscópio presente no Apple Pencil Pro é, para mim, o maior diferenciador do produto. Torna-o merecedor do sufixo que o acompanha, sempre. E verdade seja dita, eu esperava que o seu preço fosse superior. É realmente surpreendente e torna-o num lápis de verdade. 

0:00
/0:27

Em suma, foi um evento bastante aprazível por parte da Apple. Há já algum tempo que não podia dizer algo desse género. Porém, os preços dos novos iPad Pro acabam por se distanciar um pouco da realidade e do bom senso, para muitos dos potenciais utilizadores. 

Mesmo assim, por se tratar de algo extremamente subjetivo, fica de lado nesta discussão. 

Agora venha a WWDC. Aí sim, iremos realmente perceber se o valor dos iPads, o M4 neles presente e a conversa em torno de AI se tornarão numa receita inigualável. 

A cobertura do iFeed ao Evento da Apple é patrocinada por: CeX - We Buy

A CeX é a loja de sonho dos gadgets e dos gamers. Podes comprar e vender telemóveis, jogos, computadores e outros produtos eletrónicos. Podes vender por dinheiro no mesmo dia ou trocar e poupar em atualizações no mesmo dia nas lojas CeX. A CeX tem cerca de 30 lojas em Portugal e tem uma garantia incomparável de cinco anos em tudo. Para explorares o vasto catálogo da CeX, podes também visitá-los online em pt.webuy.com. Obrigado à CeX por este patrocínio que possibilitou ao iFeed cobrir o Evento da Apple.

Pedro Henrique Carvalho profile image Pedro Henrique Carvalho
Publicado a
Opinião