OPPO e Xiaomi na luta pela posição da Apple! Será que conseguem?

Estas duas empresas chinesas têm como objetivo chegar ao topo do mercado mundial de smartphones.

A OPPO, que é a quarta maior fabricante de smartphones do mundo, oficializou recentemente o objetivo de competir com a Apple pela liderança do mercado de dispositivos móveis. O anúncio foi feito na semana passada em paralelo com a apresentação do novo OPPO Find X5 Pro, o topo de gama da empresa para competir no mercado premium em 2022. Mercado este que é atualmente liderado pela gigante da maçã e pela Samsung.

De acordo com Zhang Zhouchuan, vice-presidente de vendas e serviços no exterior da OPPO, a empresa pretende sair do atual quarto lugar e chegar à liderança de vendas do mercado mundial de smartphones.

O novo Oppo Find X5 Pro nas duas cores disponíveis Preto Esmalte e Branco Cerâmico.

O novo topo de gama da OPPO (OPPO Find X5 Pro) vem equipado de muitas tecnologias de ponta, não só ao nível das câmaras como do processador - o todo poderoso Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1. Com o conjunto de especificações apresentadas vemos que o OPPO Find X5 Pro chega para atacar o mercado premium em força, se bem que para isso acontecer terá de ter um preço muito competitivo. Preço este que ainda não foi revelado.

Xiaomi também quer o lugar da Apple

Lei Jun, fundador e executivo-chefe da Xiaomi.

A Xiaomi também está neste campeonato pela liderança do mercado mundial de smartphones. A atual terceira maior fabricante no mercado, pretende vender mais smartphones topos de gama e a nova série Xiaomi 12 parece ser um passo importante nessa cruzada.

Lei Jun, fundador e executivo-chefe da Xiaomi, disse na rede social chinesa Weibo, que tem como objetivo ser líder mundial de smartphones em apenas três anos.

No mercado Chinês a Apple também lidera as vendas de smartphones. Veja-se o resultado do quarto trimestre de 2021, quando se tornou a principal marca de smartphones na China, pela primeira vez em seis anos. Ao mesmo tempo, a marca da maçã passou a ser o principal fabricante de smartphones no mundo, em que a cada cinco smartphones vendidos, um é iPhone.

Como tal, podemos ver que a tarefa das empresas chinesas, em ultrapassar a Apple, não vai ser nada fácil, pois se no seu mercado não são líderes quanto mais fora dele... Uma coisa é certa, o iPhone é cada vez mais a escolha dos consumidores.

Diz-me, achas que a OPPO ou Xiaomi têm alguma hipótese de ultrapassar a Apple na liderança do mercado mundial de smartphones?