Se és utilizador ou fã da Apple, certamente que já te deparaste com a aplicação Casa em algum momento da tua vida. Esta encontra-se em todos os sistemas da Apple desde o Mac até ao Apple Watch, passando pelo iPhone e o iPad. É através dela que a Apple pretende que controles os dispositivos inteligentes que tenhas em casa.

Nesse sentido, a Apple desenvolveu o HomeKit. O HomeKit é uma framework que permite os desenvolvedores integrarem os seus dispositivos com o sistema da Apple.

Há diversos dispositivos no mercado que são compatíveis com HomeKit e, como tal, com a aplicação Casa da Apple. Lâmpadas, tomadas, interruptores, fechaduras, persianas, câmaras e termostatos são alguns dos exemplos de dispositivos que podem ser controlados através do teu iPhone. A lista é bastante mais extensa podendo também passar por diversos sensores que permitem manter a tua casa segura.

A casa ligada à internet será, certamente, o futuro. Não só pelo lado prático de não teres de te levantar para apagar uma luz, por exemplo, mas também pelo lado ecológico. As luzes desligarem-se automaticamente quando sais de casa ou o aquecimento ligar-se quando saires do trabalho para a casa estar quente quando chegares, são duas das muitas possibilidades do mundo da domótica.

Neste artigo venho trazer-te alguns dos melhores dispositivos, dentro de determinadas categorias, que podes adquirir em 2020. No entanto, como se tratam de dispositivos que são para uso pessoal e em tua casa, os mais utilizados podem não satisfazer as tuas necessidades. Dessa forma, se estiveres interessado aconselho sempre um pouco de pesquisa por outras alternativas antes de adquirires qualquer produto.

Vamos a isso!

Melhor tomada

Vamos começar a nossa lista com o que provavelmente a maior parte dos consumidores irá preferir para começar a tornar a sua casa mais autónoma. Uma tomada que possas trocar de um sitio para outro conforme te apetecer, pode ser uma boa opção.

A Fibaro Wall Plug, tem um design apelativo e simples. Conta com um anel ao redor da tomada com um LED que muda de cor mediante a energia que está a ser consumida.

Através da aplicação da própria da Fibaro, é possível saber quer os consumos reais, como o histórico dos mesmos. Além disso, uma grande vantagem desta tomada é a proteção contra sobretensão, protegendo, assim, os aparelhos que a ela estiverem ligados.

Podes encontrar esta tomada em vários revendedores no país. Para encontares o mais próximo da tua localidades basta visitares o site da Fibaro.

Melhores lâmpadas

Depois das tomadas, as lâmpadas são dos acessórios que temos em casa que, provavelmente, são mais faceis de trocar. De entre as lâmpadas, as possibilidades são diversas.

Para simplificar trago-te duas lâmpadas com objetivos diferentes que, de certa forma, deverão ser os mais procurados. Uma lâmpada branca, para ilumiação geral e uma lâmpada RGB que, por conseguir reproduzir diversas cores, pode ser utilizada como luz ambiente.

Lâmpada branca

Uma boa opção para começares a substituir as tuas lâmpadas de casa por umas inteligentes é o Starter Kit da Philips: Philips Hue White LED Starter Kit.

O melhor das lâmpadas Hue é que funcionam em qualquer lugar e com qualquer plataforma. Para tirar maior proveito destas lâmpadas o melhor é comprar diretamente o starter kit que traz incluido uma Hue Bridge e duas lâmpadas. Depois podes adicionar tantas quantas quiseres, mesmo as que têm diversas cores.

Podes encontrá-las na Amazon onde, por vezes, se encontram com um bom desconto.

Lâmpada RGB

Se preferires antes dar um ambiente diferente e mais acolhedor à tua casa, podes optar por umas lâmpadas RGB. Estas permitem escolher entre diversas cores do espetro visível. A Lifx Mini LED é uma excelente escolha neste departamento.

A Lifx tem uma grande experiência no ramo da iluminação. A aplicação para smartphone é bastante completa e intuitiva, dentro da qual podes definir os modos que te apetecer. Mas claro que, tal como tudo o resto, funciona com a app Casa da Apple.

Se quiseres complementar o teu espaço ainda com mais cores podes também dar uma vista de olhos às fitas de LEDs desta marca. Com uma excelente qualidade não só de construção como também de software, que permite tirar o melhor proveito das mesmas.

Assim como as luzes brancas que recomendei acima, podes também encontar as Lifx Mini na Amazon ou no site oficial da Lifx.

Melhor interruptor

Queres controlar as tuas luzes mas achas pouco eficiente comprar lâmpadas inteligentes? Até podes estar a pensar bem.

Os LEDs têm um tempo de vida útil inferior ao resto dos componentes eletrónicos que constituem as lâmpadas. Nesse sentido, poderá ser uma melhor solução optar por um interruptor inteligente. Assim, se uma lâmpada fundir, basta trocar por uma outra qualquer e podes continuar a controlá-la pela tua aplicação favorita.

Existem várias opções de interruptores, no entanto, grande parte deles acabam por ter formatos americanos, que não encaixam no standard em Portugal.

Nesse sentido, o Eve Light Switch pode ser uma boa opção. Apesar de o preço poder não ser muito apelatiuvo, é uma solução que irá durar muito mais tempo do que qualquer lâmpada. A aplicação da EVE é também uma das mais completas a nível de domótica.

O Eve Light Switch pode ser encontrado em várias lojas como, por exemplo, a dott.

Melhor fechadura

A Aqara N100 é uma ótima escolha para quem gosta de versatilidade. Esta fechadura inteligente traz sete métodos de abertura disponíveis: impressão digital, impressão digital temporária, bluetooth, NFC, chaves (o tradicional) e, por último, Apple HomeKit.

Nesse sentido, podes facilmente adicionar a fechadura à tua aplicação Casa e controlá-la sempre a partir do teu iPhone.

A Aqara permite que partilhes a tua "chave" com outras pessoas simplesmente pela aplicação. Imagina que vais de férias e queres que o vizinho vá a tua casa regar as plantas. Podes simplesmente adicionar a impressão digital dele durante o tempo que estás de férias e ele poderá, sem qualquer chave física, entrar na tua casa. Claro é que a qualquer momento podes impedir que ele consiga entrar!

Estas fechaduras inteligentes são uma grande ajuda para gerir o acesso à tua casa de forma fácil e segura.

A Bangood será uma das melhores formas de a adquirires.

Melhores câmaras

Nesta secção trago-te duas opções. Não consegui deixar de parte nenhuma delas porque creio que as duas são bons candidatos, a preços diferentes.

A primeira, e talvez a mais conhecida, a Logitech Circle 2.

Pode ser utilizada tanto dentro como fora de casa e podes assistir à imagem ao vivo na aplicação da Casa no teu dispositivo Apple. A versão mais em conta vem com um cabo, pelo que vais precisar de uma ligação elétrica por perto, no entanto, podes obter uma versão a bateria por alguns euros extra.

A câmara é ainda suportada pela aplicação própria da Logitech com algumas opções extra. Em termos de gravação, podes ter um histórico de 24h, expansível se subscreveres algum dos planos pagos da Logitech.

Ao adicionares a câmara ao teu iPhone, vais ter dois acessórios: a câmara e um sensor de movimento. Este último poderá ser utilizado em automatizações, permitindo que, por exemplo, a câmara apenas se ligue se houver movimento na divisão.

Podes adquirir este produto no site da Worten, ou noutros revendedores.

A segunda, e talvez menos conhecida, a Aqara G2H Gateway Camera. Esta é consideravelmente mais barata e consegue satisfazer as necessidades mínimas de quem queira ter uma câmara em sua casa.

De forma geral, tem as mesmas características base da câmara da Logitech. Desse modo, também irás ter dois acessórios adicionados na tua aplicações e poderás programar automatizações com ajuda do sensor de movimento.

Para obteres a Aqara G2H, podes fazê-lo, mais uma vez, através da Bangood.

Melhor Termostato

Há diversas opções de termostatos compatíveis com HomeKit. Apesar de não ser o mais recente da marca, o Ecobee3 Lite é uma execelente opção. Tem todas as funcionalidades do mais recente Ecobee4, ficando apenas em falta o suporte para a Amazon Alexa que, de qualquer forma, não é a nossa prioridade.

Funciona em conjunto com os sensores de temperatura da Ecobee e ajuda a manter a casa dentro dos valores de temperatura desejados.

Um inconveniente destes termostatos é que, tanto quanto sei, precisam de uma instalação de aquecimento centralizada. Nessa situação, este tipo de termostatos inteligentes podem substituir o controlo central do aquecimento da tua casa.

Podes encontrar este produto facilmente na Amazon.

Melhor hub

Apple TV

Controlar os dispositivos dentro de casa é facil. Basta utilizares o teu iPhone, iPad, Mac ou Apple Watch e consegues controlar qualquer um deles. No entanto, a conversa muda quando sais fora de casa.

Por questões de segurança, a Apple obriga a que exista um hub dentro de casa, para fazer a ligação entre o dispositivo controlador que está fora de casa e os dispositivos dentro, a serem controlados. Isto adiciona um nível de segurança extra, permitindo que apenas tu e as pessoas com quem partilhas a tua casa possam controlar os dispositivos.

Apesar de a Apple não vender um hub específico há, no entanto, três produtos Apple que podem servir para o efeito: o iPad, a Apple TV e o HomePod.

Nesse sentido, e como a Apple TV acaba por ser o mais barato e prático de todos, é ela a minha recomendação. O HomePod não está, ainda, à venda em Portugal e mesmo que estivesse seria decerto mais caro que a Apple TV. Um iPad não passa por uma solução prática porque se for necessário levá-lo para fora de casa, para o trabalhou ou, quem sabe, para umas férias, perdes o controlo da casa por completo, pelo menos até voltares.

Já deves ter visto a Apple TV em diversas lojas. Em Portugal consegues encontrá-la em qualquer grande superfícies como a Worten, Rádio Popular, Fnac, etc. Se não, podes também encontrá-la no site da Apple.

Melhor showcase

Nanoleaf

Estes não são para todos, mas sim para aqueles que gostam de ter alguma iluminação extra e mais pessoal. Nesse sentido, o Nanoleaf Canvas é das melhores opções. Vêm em pequenos quadrados que podes dispor à tua vontade e que, depois na aplicação, podes controlar individualmente.

Para além de poderes escolher as cores que quiseres, mais adquadas para a tua divisão, podes igualmente optar por padrões que estão disponíveis na aplicação. Outra vantagem da Canvas é a possibilidade de utilizar o microfone embutido para que as cores mudem mediante a música que estiver a tocar na divisão. Este é, sem dúvida, um excelente produto para dar alguma energia à tua divisão.

Se quiseres adquirir o Canvas, podes encomendá-lo diretamente no site da Nanoleaf. Aí poderás também encontrar modelos semelhantes ao Canvas mas com formas geométricas diferentes.

Tens acessórios compatíveis com HomeKit em tua casa? És fã de domótica? Partilha connosco as tuas experiências com este tipo de produtos e diz-nos se conheces alguns que consideres melhores.