O universo das assistentes virtuais tem andado parado. Siri, Google Assistant, Alexa. Estou a esquecer alguma? Acho que não. Das três, a Siri da Apple acabou por ser a única cuja presença, para muitos, nunca existiu.
E, verdade seja dita, parece-me apenas útil para criar breves alarmes para o dia a dia, para me lembrar de coisas importantes. Ou para não me esquecer de que, efetivamente...
... a Siri é pouco prestável.
Porém, a questão que surge acaba por ser se a Siri se torna pouco prestável por não estar disponível em português de Portugal, por outro lado, quando é que isso pode vir a acontecer. Sinceramente, não parece nada possível ver a Siri falar português de Portugal.
A Apple parece ter ignorado a possibilidade de continuar a desenvolver a Siri...
É uma questão já antiga, mas cuja resposta é intemporal. O mercado nacional é demasiado pequeno para o investimento em algo tão enorme como uma assistente de voz para o mercado nacional.
A Apple há muito espelha uma monotonia no que toca à sua assistente virtual, que protagoniza a estratégia que adotou há já vários anos e que coloca a privacidade do consumidor no centro de tudo.
Contudo, esse é o seu grande entrave ao crescimento como tecnologia. O facto de a empresa norte-americana não querer em momento algum comprometer a privacidade de dados e preferências dos seus consumidores não lhe permite fazer evoluir a Siri. Consequentemente, esperar que a mesma seja adaptada a português de Portugal em algum momento é, para ser simpático, totalmente irreal. É algo que nem a Google veio a desenvolver afincadamente tantos meses (ou anos) depois de ter anunciado a chegada da Google Assistant a Portugal.
Enquanto a privacidade for a chave, difícil será aprimorar a Siri da Apple...
Ora, se nem a Google o fez com princípio, meio e fim, por que faria a Apple? Sejamos francos, não existe sequer uma presença oficial, e física, da empresa de Cupertino em Portugal.
Assim, até que tal aconteça, pouco ou nada se pode esperar por parte dessa no que toca ao desenvolvimento de produtos e/ou serviços localizados na língua de Camões. Pelo menos, é assim que vejo a resposta à pergunta inicial. Talvez me engane.
E tu, gostavas de ver a Siri falar Português de Portugal? Deixa a tua opinião sobre o assunto nos comentários abaixo.
Deixa o teu comentário