• Home
  • Notícias
  • Parabéns, App Store! A loja de aplicações da Apple faz hoje 15 anos
Parabéns, App Store! A loja de aplicações da Apple faz hoje 15 anos
Pedro Alves

Parabéns, App Store! A loja de aplicações da Apple faz hoje 15 anos

PUB

Corria o ano de 2008 quando a Apple fez nascer a sua primeira loja de aplicações e jogos para os seus dispositivos móveis. Estamos a falar, claramente, da App Store. O dia 10 de julho foi o escolhido para, uma vez mais, a gigante de Cupertino revolucionar o mercado tecnológico e marcar o curso da história.

A App Store nasceu com o iPhone 3G em mente, tendo sido este o modelo pioneiro a possuí-la de forma nativa. Ora, como a maioria dos leitores deve imaginar, nessa altura tudo era muito diferente daquilo que é agora... e a App Store não era exceção. A primeira interface em pouco se assemelha à atual, contudo a sua identidade não engana os utilizadores mais atentos, ou os que ainda se recordam destes tempos idos.

No dia do lançamento o catálogo da App Store oferecia uma modesta lista com "apenas" 500 aplicações disponíveis. Atualmente, esse é precisamente o número de apps que alguns utilizadores têm instaladas nos seus iPhones, de uma só vez... É caso para pensar: será que toda a App Store original caberia num iPhone atual, nem que fosse num modelo com 1 TB de capacidade?

Das 500 aplicações originais, 125 eram gratuitas, e as restantes tinham o preço de, no máximo, $9,99. O facto da maioria das apps serem pagas não impediu que, na primeira semana após o lançamento, os downloads atingissem os dez milhões. Recordo, estavamos em pleno 2008... Ao fim de um ano de vida, o catálogo cresceu para 50.000 aplicações, com mil milhões de downloads individuais. Notável.

Números do final de 2022 dão conta que a App Store coloca hoje, à disposição dos utilizadores, mais de 1,75 milhões de apps, graças ao contributo de desenvolvedores espalhados por todo o mundo. Este mercado digital não vai parar de crescer, isso é certo, e cada vez se vai adaptar melhor às necessidades atuais e emergentes.

Com todo um futuro risonho ainda pela frente, não podemos deixar de dizer: PARABÉNS, APP STORE!!!

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias