Há 11 anos e com Steve Jobs no leito de morte a Apple dava um dos maiores passos em direção ao futuro da Tecnologia. Raramente a empresa Maçã foi pioneira em alguma coisa e naquele dia, 4 de outubro de 2011, fazia-se história com a chegada da Siri. Era dado o pontapé de saída para a corrida das assistentes virtuais, corrida esta que só se veio a tornar realmente competitiva anos mais tarde, com a chegada da Amazon Alexa, Google Assistant, entre outras.
A Siri foi apresentada como uma das grandes inovações do iPhone 4S, que poucas novidades mais trazia para além do seu novo processador Apple A5 e da correção no problema das antenas do modelo anterior.
A Siri vinha permitir aos utilizadores fazerem questões ao iPhone, sobre o estado do tempo, agendar eventos no calendário ou lembretes, saber alguma informação do motor de busca, etc. Tudo através de comandos de voz.
Ao princípio era muito limitada, funcionando apenas no iPhone e não permitindo qualquer contexto de conversa nem dialogar muito. Mais tarde veio permitir tudo isso, a sua voz tornou-se muito mais natural e claro que se expandiu para toda a ampla gama de dispositivos da Apple. Pelo caminho até ganhou direito a ter o seu dispositivo dedicado, a coluna inteligente HomePod.
Volvidos 11 anos não se nota lá muito a sua evolução, é um facto de que a Apple tentou fazer melhorias nela mas o problema é sempre o mesmo: Não é tão boa quanto as suas concorrentes, foi mesmo ultrapassada! E este, é um erro que a Apple paga caro nos dias de hoje. Falta é saber se o vai continuar a fazer por muito mais tempo.
Deixa o teu comentário