• Home
  • Notícias
  • Porque é que o Apple Watch não suporta mostradores de terceiros?
Porque é que o Apple Watch não suporta mostradores de terceiros?
Pedro Alves

Porque é que o Apple Watch não suporta mostradores de terceiros?

Uma das principais formas de personalização do Apple Watch são os mostradores. Claro que as braceletes também merecem o seu destaque, contudo é principalmente nos mostradores que reside a individualidade de cada utilizador, assim como a afinação do smartwatch de acordo com as suas necessidades e gostos específicos. Porém, nunca a Apple permitiu que fossem usados mostradores no seu relógio inteligente que não os facultados por si própria. Isto nunca caiu muito bem aos clientes, pois vêem as suas escolhas ser limitadas à vontade da gigante da maçã.

Recentemente, numa entrevista ao jornal suiço Tages-Anzeiger, o vice-presidente de tecnologia da Apple, Kevin Lynch, esclareceu as razões por detrás desta decisão que vigora desde a primeira versão do watchOS, e continuará no futuro watchOS 10.

Young Indian man wearing Apple Watch

Resumidamente, Lynch afirmou que a falta de suporte para mostradores de terceiros se deve ao facto de ser impossível garantir o correto funcionamento dos mesmos face a alguma alteração do watchOS. Assim, para não correr o risco de receber reclamações dos utilizadores devido a algo que não é da sua responsabilidade, a Apple prefere fechar o watchOS a tal funcionalidade.

Contudo, Lynch vai mais longe, e afirma que a gigante da maçã faz um trabalho hercúleo para assegurar que cada mostrador nativo funciona devidamente e se adequa a toda e qualquer mudança no sistema operativo do Apple Watch. Além disso, os programadores podem criar complicações para as suas aplicações do watchOS, que serão incorporadas nos mostradores nativos.

O watchOS 10 e os seus widgets vêm abrir novas possibilidades no que toca à personalização, e carrega também novos mostradores que ficarão à disposição dos utilizadores logo após a sua disponibilização oficial.

Podendo desde já ser testado em versão beta, o watchOS 10 vai ficar disponível para instalação por parte dos consumidores finais no outono, podendo ser instalado por quem possui um Apple Watch series 4 ou superior, emparelhado com um iPhone XS ou superior, desde que a correr o iOS 17.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias