No evento da passada terça-feira, a Apple não se limitou a apresentar os novos Apple Watch, iPad Air e a nova versão do iPad 8th Gen. O evento “Time Flies” também foi o momento escolhido pela empresa da Maçã para anunciar que a partir de quarta-feira, dia 16, os sistemas operativos para os seus iPhone, iPad e Apple Watch estariam disponíveis, com os seus novos recursos, desde uma nova biblioteca de aplicações a widgets dentro do ecrã principal.
Apesar de a ideia de atualizar mal estejam disponíveis ser extremamente tentadora, uma boa tarefa enquanto se espera é conferir tudo o que precisas de saber sobre o iOS 14 e iPadOS 14, bem como fazer umas “arrumações” no iPhone e iPad, para que a atualização corra o melhor possível.
Quando vão estar disponíveis?
Segundo o padrão de atualizações da Apple, poderás encontrar a partir de hoje, após as 18:00 (1pm ET).
Será o meu dispositivo compatível?
Aqui se encontra a lista oficial de dispositivos que vão receber o iOS 14 e o iPad OS 14.
Altura de limpar!
Há muitas fotos e aplicações que acabamos por não usar, mas que deixamos acumular no nosso dia a dia, e acabam por ocupar espaço precioso.
Se numa situação normal pode não incomodar, num momento de fazer atualização significa que vai haver mais tempo perdido à espera de fazer backup.
É uma altura boa de apagar o que não se precisa, e salvar até na iCloud o que queres ter a certeza que não vais perder.
Criar uma cópia de segurança mais atual
Se tens a possibilidade, deves sempre evitar fazer uma atualização a um dispositivo sem ter uma cópia de segurança feita. Há sempre uma hipótese de as coisas correrem mal, e perderes tudo o que tinhas, ficando limitado a ter de configurar o teu iPhone ou iPad do zero.
Assim, o melhor é salvar tudo o que seja possível.
Podes recorrer à iCloud - o mais simples, uma vez que só necessitas de ter uma conexão Wi-Fi - ao Finder no Mac, ou iTunes se estiveres num PC, que não exigem teres espaço na iCloud e te permitem ter um maior controlo do que queres salvar.
Cópia de Segurança na iCloud
Se já tens esta ativada, então o teu dispositivo deverá estar a salvar informação todas as noites enquanto estás ligado ao Wi-Fi. Pelo sim, pelo não, podes forçar a cópia em Definições > clicar no teu nome > iCloud > iCloud Backup > Cópia de Segurança.
Se o ligares à corrente, vais agilizar o processo e não ter uma grande perda de bateria. Certifica-te que estás ligado a uma rede Wi-Fi, para evitar o uso elevado de dados móveis.
Cópia de Segurança no Mac
Desde o último ano, com a morte do iTunes no Mac, tens de recorrer ao Finder. Mesmo assim, não mudou muito! Basta ligares o teu dispositivo ao teu Mac, abrir o Finder e clicar em dois sítios para começar backup.
Cópia de Segurança no PC
Se usas Windows, só tens de continuar a recorrer ao iTunes para fazer cópia de segurança. Confirma antes de começar que tens instalada a última versão do iTunes: se não estiver, mal o inicies irá abrir uma caixa de texto para atualizar, e só terás de seguir os passos.
O passo seguinte é conectares o teu dispositivo ao teu PC. Só tens de selecionar o teu iPhone ou iPad na interface do iTunes e clicar para começar o backup. Não te esqueças de clicar em “Encriptar o backup local”, de forma a salvares também contas de email e passwords de aplicações, para não teres de as introduzir manualmente novamente.
Agora que já fizeste cópia de segurança e que já libertaste o teu dispositivo de tudo o que não precisas estás pronto para instalar o iOS 14 ou iPadOS 14. E, quando acabares, já podes vir comentar a dizer o que gostaste mais no novo update da Apple!
Deixa o teu comentário