A Apple prepara-se para lançar a nova versão do macOS, o macOS 11 Big Sur. Uma das maiores atualizações de sempre no sistema de computadores da tecnológica de Cupertino.

Com um novo design, aproximando-se mais do estilo do iOS/iPadOS, o novíssimo macOS 11 conta com alterações internas profundas, que tornam o sistema compatível com a nova arquitetura de processadores que a Apple tenciona implementar nos seus futuros Macs.

Apesar de estar já na sua fase beta, ainda não se sabe quando é que a atualização vai estar disponível na sua versão final para todos os consumidores. No entanto, é esperado que tal aconteça durante as próximas semanas.

O problema do "lixo" inevitável no macOS

Com a utilização e com o passar do tempo, o macOS acaba por acumular "lixo" que ocupa espaço de armazenamento e que por vezes pode deixar o próprio Mac um pouco mais lento. Desfazer-nos desse amontoado de ficheiros desnecessários para nós e que vão ficando aqui e ali espalhados pelo sistema pode ser uma tarefa difícil. Difícil mas não impossível!

Com a aproximação do lançamento da mais recente versão do macOS, o melhor que tens a fazer é saber como preparar o teu Mac para que a possas instalar sem ter de te preocupar com nada. Sentir que o nosso computador está como novo, sem ter de apagar tudo e reinstalar o sistema, é das melhores sensações possíveis!

Tens um Mac compatível com o novo Big Sur e queres prepará-lo para instalar a atualização assim que esta for disponibilizada? Temos a solução para ti!

CleanMyMac X

O CleanMyMac X é uma aplicação para Mac da MacPaw Inc. e encontra-se disponível para download na App Store do macOS ou podes comprar na loja online da Mac Paw.

Do mesmo desenvolvedor que a conhecida The Unarchiver, uma aplicação para abrir ficheiros .rar no Mac, o CleanMyMac é o melhor no seu campo. O que tem de tão especial esta aplicação, perguntas tu?

A resposta é simples. Ajuda-te a manter o teu Mac limpo e seguro a toda a hora.

Neste artigo vou mostrar-te tudo o que esta ferramenta te pode oferecer, como a utilizar e que vantagens tens em adquiri-la! Acompanha-me...

Primeiros passos

O primeiro passo é, claro, descarregar e instalar a aplicação. Poderia dizer que este é o passo mais simples de todos, no entanto, a aplicação está tão bem desenhada que utilizá-la ainda é mais simples que instalá-la!

Podes encontrar o CleanMyMac X na App Store da Apple ou no site da MacPaw.

CleanMyMac X na App Store
CleanMyMac X na App Store

Ao abrir a aplicação és surpreendido com um design elegante, simples e intuitivo, com uma tradicional sidebar onde podes saltar entre diferentes ferramentas.

Smart Scan é a estrela do CleanMyMac X

Vamos ignorar todas as opções à esquerda e focarmo-nos na primeira que aparece mal a aplicação abre. O Smart Scan é a ferramenta que te permite ter conhecimento sobre todo o "entulho" que está aí perdido no teu Mac.

Para a utilizares basta clicares na opção "Scan". O CleanMyMac X faz o resto sozinho. A aplicação vai começar a fazer um rastreamento ao teu Mac e ver tudo o que há de desnecessário.

Os resultados estão à vista e são assustadores! 32 GB de ficheiros que eu nem sequer utilizo! Mais 2 GB de lixo que pode ser removido. Isto, no meu caso, claro! Bem, pelo menos posso ficar descansado que não tenho potenciais ameaças. Até nisto o CleanMyMac X brilha, permitindo não só otimizar o teu Mac, mas também mantê-lo seguro de possíveis ameaças.

Correr e efetuar a limpeza é o próximo passo lógico. No entanto, não te esqueças que, para tal, necessitas de uma licença do CleanMyMac X. Quer tenhas ou não a tua, basta clicares na opção no canto inferior esquerdo em "Unlock Full Version" e seguires os passos mais adequados a ti.

Hora das limpezas

Está na hora de fazer limpezas! O CleanMyMac X vem equipado com três opções de limpeza básicas: Lixo do Sistema, Anexos de Emails e Lixos.

O primeiro permite fazer uma limpeza do sistema incluindo ficheiros de cache, diferentes versões dos documentos, ficheiros de logs do utilizador, etc. Enfim, vários ficheiros que, sem nos apercebermos, vão ficando perdidos pelo nosso Mac e que, todos juntos, acabam por ocupar um bom espaço.

Os anexos dos emails podem ficar guardados localmente no teu Mac e sem te aperceberes, tens uma lista infindável de anexos a ocupar-te o precioso espaço do Mac. Por sua vez, o Lixo do teu Mac por vezes também acaba por acumular ficheiros que fomos eliminando.

Proteção e Privacidade acima de tudo!

Se há assunto que a Apple adora e sobre o qual se tem focado imenso nos últimos tempos é Privacidade e Segurança. Nesse sentido, também os seus utilizadores devem seguir a linha de pensamento e dar grande importância aos ditos assuntos.

O CleanMyMac X, com foco no que tu queres e precisas, fornece opções para deteção e remoção de Malwares e, ainda, forma de veres tudo o que o teu Mac sabe sobre ti e das tuas pesquisas online. Desde histórico do browser, a cookies e até valores de preenchimento automático. A informação é tua mas, com a ajuda do CleanMyMac X, consegues também ser tu a eliminá-la.

Otimização do login do Mac

Os items que abrem assim que o teu Mac acaba de iniciar podem tornar o login do teu Mac bem mais lento do que devia. Ver quais são as aplicações predefinidas a iniciar sozinhas depois do login não é tarefa muito simples, a não ser que tenhas o CleanMyMac X. Desabilita todos os programas desnecessários no inicio de sessão e garante que o teu Mac inicia bem mais rápido do que estás habituado!

Aplicações, ficheiros e muito mais

Como se estas funcionalidades todas não chegassem, podes também desinstalar aplicações que tenhas instaladas no teu Mac e que já não utilizas. O CleanMyMac X garante que todos os ficheiros são devidamente removidos e eliminados garantindo, assim, que recebes o teu espaço de armazenamento todo de volta. Se alguma aplicação não está a funcionar muito bem podes também repô-la.

Além das aplicações, há também outros softwares que os utilizadores costumam instalar e, mais tarde ou mais cedo, arrepender-se ou acabar por não dar uso: as extensões. Remove-as facilmente com o CleanMyMac X e garante que recebes o Big Sur com o teu Mac o mais limpinho possível!

Ficheiros grandes ou que deixas de utilizar podem ser uma verdadeira assombração para o teu Mac. Se te revês nesta situação, poderás ter como opção movê-los para outro local, como um disco externo ou uma NAS.

Se achas que para a tarefa, o Finder é a melhor ferramenta a que deves recorrer, podes estar ligeiramente enganado. De facto, o CleanMyMac X é das melhores  para te ajudar no assunto! De forma fácil e simples, consegues ter noção de todos os ficheiros e pastas no Mac e, ainda, as que te estão a roubar mais espaço. Faz uma seleção e move-os para teres o máximo de espaço para receberes a mais recente do macOS mal esta sair!