Quais as aplicações que estão prontas para Macs com M1?

Quais as aplicações que estão prontas para Macs com M1?

Fica a saber aqui se as tuas aplicações favoritas estão prontas para os novos Macs com M1.

André Morais
∙ 2 minutos de leitura

É normal sentires algum receio de adquirires um dos novos macs com processador M1, porque algumas das aplicações que tu usas regularmente podem ainda não estar prontas para os novos chips da Apple. No entanto, com este artigo, espero eliminar parte desses receios.

Com este novo chip, a Apple oferece uma camada emuladora Rosetta 2 no macOS Big Sur que é a única versão de macOS compatível com os novos macs. Isto evita que tenhas problemas de compatibilidade com as aplicações Mac. Foi ainda denotado que o chip M1, sendo tão bom, é capaz de executar muito mais rápido algumas aplicações antigas desenvolvidas para os processadores da Intel.

Contudo, sabemos que ainda alguns dos grandes desenvolvedores ainda não têm as suas aplicações prontas para o novo chip M1. Podes ir, entretanto, acompanhando as novidades na comunidade Mac onde os membros esclarecem quais aplicações mostram problemas e quais podes rodar no teu novo mac sem quaisquer preocupações.

Como alternativa, tens outro recurso online que te mostra quais as aplicações que podes executar sem problemas no teu Mac com Apple Silicon. De seu nome " Is Apple Silicon Ready", esta plataforma mostra também se a aplicação está devidamente otimizada para o chip Apple Silicon ou se apenas corre com o emulador Rosetta 2. Caso o criador da aplicação atualize a mesma, os dados plataforma também atualizam.

Abordando agora a temática de jogos, os novos Macs com Apple Silicon não desiludem, na medida em que consegues jogar uma grande variedade de títulos neste momento! Podes encontrar uma lista bem detalhada, feita pelo desenvolvedor Thomas Schranz que aponta o que consegues e o que não consegues jogar de momento no Mac com M1.

No que toca a aplicações Windows, apenas algumas correm sem problemas nos novos Macs com M1 utilizando a camada emuladora Rosetta 2 e a aplicação CrossOver. De resto, ainda não é possível ter uma experiência Windows nestas novas máquinas.

Espero que este artigo te seja útil. Deixa o teu feedback nos comentários!